Quais são os conhecimentos científicos atuais referentes à relação entre a nutrição e a qualidade de vida no paciente fibromiálgico?
Resumo
Introdução: A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dor crônica generalizada, fadiga, distúrbios de sono, exaustão psicológica e física. Os estudos indicam que afetam mulheres na faixa etária de 20 a 55 anos, que são 2-4% da população adulta. Objetivo: O objetivo é obter os conhecimentos disponíveis sobre a relação entre a nutrição e a qualidade de vida no paciente fibromiálgico Metodologia: Trata-se de uma revisão Integrativa da literatura sobre a influência das dietas na qualidade de vida de pessoas que possuem fibromialgia, com análise dos estudos científicos dentro do período de 2017 a 2022. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e USA National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed), além dessas, a Cochrane Library e o SciELO. Resultados: Foram vistos mudanças na gravidade dos sintomas, no sono, na pontuação do FIQ (Fibromyalgia Impact Questionnaire), na dor somática, tensão muscular e nos sintomas psíquicos. Conclusão: Dietas como a do trigo khorasan, FODMAPs e dieta mediterrânea podem trazer maior qualidade de vida ao paciente fibromiálgico, em contrapartida, a suplementação de cálcio, magnésio e vitamina D não produziram diferenças significantes.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.