Evidências sobre a eficácia do tratamento medicamentoso e de exercícios gerais em pacientes com dor lombar crônica inespecífica
Resumo
A lombalgia é uma patologia musculoesquelética comum, de considerável atenção à saúde, tendo como principais sintomas apresentados dor e/ou rigidez localizada abaixo da região da margem costal e acima da região glútea, podendo levar a incapacidade (KOES et al., 2006). Esta foi uma revisão Integrativa da literatura a qual abordou as evidências sobre a eficácia do tratamento medicamentoso e a realização de exercícios gerais em paciente com dor lombar crônica inespecífica, tendo analisado estudos científicos publicados dentro do período de 2017 a 2022. Os critérios de exclusão se basearam em: outros modelos de estudo, publicados em outros idiomas, indexados em bases de dados repetidas, que antecederam o ano de 2017 e que não abordavam diretamente a temática proposta. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e USA National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed), além do SciELO. O trabalho tem como objetivo realizar uma revisão acerca dos tipos e da eficácia dos métodos de tratamento, sendo eles farmacológicos ou não-farmacológicos, como os exercícios gerais, aplicados em pacientes com lombalgia crônica não-específica a fim de avaliar se as estratégias utilizadas agregam benefício e efetividade na melhoria da condição.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.