Efeitos da facilitação neuromuscular proprioceptiva nos músculos mastigatórios e respiratórios em nadadores

  • Artur Munerato Rueda Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Especialização em Fisioterapia do Esporte, Universidade Federal de São Paulo
  • Guilherme Gallo Costa Gomes Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Saulo Cezar Vallin Fabrin Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Camila Rosa Gonçalves Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Evandro Marianetti Fioco Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Simone Cecilio Hallak Regalo Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Selma Siéssere Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Gabriel Pádua da Silva Departamento de Fisioterapia da Universidade de Ribeirão Preto
  • Edson Donizetti Verri Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Resumo

Desenho do estudo: estudo de caso. Introdução: A natação requer uma capacidade pulmonar efetiva para alcançar o melhor desempenho funcional e o método A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) pode ser aplicado em um programa de treinamento cardiorrespiratório. Descrição do caso: Atleta 1, sexo masculino, 19 anos, 6 anos de treino borboleta, treina 6 vezes por semana durante 2 a 3 horas. Atleta 2, sexo masculino, 19 anos, 12 anos de prática de bruços, treina 6 vezes por semana durante 2 a 3 horas. Foram aplicados os seguintes exercícios: facilitação do músculo masseter e temporal, abaixamento do ângulo da boca, levantamento do músculo do ângulo da boca, platisma e diafragma, técnica de estabilização reversa no pescoço. Espessura e atividade miolométrica, pressão respiratória máxima, capacidade pulmonar e força de mordida foram avaliadas pré-intervenção com o método FNP. Resultados: Houve aumento do sinal eletromiográfico após aplicação de FNP nas condições usuais de mastigação com amendoim e passas, simetria na força máxima de mordida, aumento da espessura muscular, aumento da força e capacidade pulmonar em ambos os atletas após intervenção com FNP. Discussão: este caso teórico relata os resultados de dois atletas de natação que realizam intervenção com o método FNP, contribuindo para o aumento da espessura, atividade e força dos músculos mastigatórios e esternocleidomastóideos associados ao aumento da força e capacidade pulmonar, mostrando que a funcionalidade do o sistema estomatognático está intimamente relacionado com o sistema respiratório.

Publicado
2023-01-10
Como Citar
Munerato RuedaA.; Gallo Costa GomesG.; Vallin FabrinS. C.; Rosa GonçalvesC.; Marianetti FiocoE.; Cecilio Hallak RegaloS.; SiéssereS.; Pádua da SilvaG.; Donizetti VerriE. Efeitos da facilitação neuromuscular proprioceptiva nos músculos mastigatórios e respiratórios em nadadores. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 2, 10 jan. 2023.