Novas estratégias educacionais utilizadas no processo ensino-aprendizagem em procedimentos básicos durante pandemia do novo Coronavírus
Resumo
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus as transformações no meio econômico, social e na rotina da população mundial necessitaram de medidas imediatas na tentativa de contenção do vírus. Diante de tal cenário, o meio acadêmico também passou por processos de adaptações e mudanças constantes, principalmente pela abrupta suspensão das atividades presenciais. A disciplina de Procedimentos Básicos, que faz parte da grade do primeiro semestre de um centro universitário do interior paulista, cujo objetivo de aprendizagem do estudante é compreender e aplicar os procedimentos técnicos básicos na prática clínica, precisou ser adaptado à situação de isolamento social. Assim, após reflexões e, buscando por novas estratégias educacionais os docentes da disciplina propuseram-se realizar alterações no cronograma das atividades, conforme se dava o processo de endurecimento ou afrouxamento das medidas sanitárias. Inicialmente, houve a elaboração de vídeos, os quais demostraram como realizar os procedimentos junto à anatomia clínica. Conforme se dava o retorno às atividades práticas, grupos menores de estudantes retornaram aos laboratórios de habilidades da unidade para exercerem as práticas médicas, não deixando de dar importância às informações remotas passadas através de arquivos, antes da realização das atividades presenciais, a fim de favorecerem a metodologia ativa na instituição. Esse impacto mostrou-se relevante na formação médica, já que busca a associação do teórico-prático desde o primeiro semestre da graduação, o qual os discentes são induzidos a um pensamento crítico, investigativo e reflexivo. Mesmo dias das dificuldades nas suspensões das aulas práticas, é nítida a importância da interdisciplinaridade na promoção de uma educação horizontal.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.