Ferramentas interativas no ensino avícola para alunos de Medicina Veterinária

  • Cecilia Maria Costa do Amaral Centro Universitário Barão de Mauá
  • Ketherson Rodrigues Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Andréa Cristina Frizzas de Lima Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Avicultura, Estratégias ativas, Gamificação, Conteúdo interativo

Resumo

Atualmente o Brasil ocupa a primeira posição como país exportador e terceira posição como produtor, no ranking mundial da carne de frango. No segmento de postura, também demonstra relevância, produzindo aproximadamente 53 bilhões de ovos em 2020, portanto, a cadeia avícola apresenta-se como uma importante rede de oportunidades para a atuação do médico veterinário. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas ferramentas interativas, como os plugins H5P®: Find the words, Advental calendar, Flashcard, Quiz (question set), Column - drag text, Fill in the blanks e Memory game, presentes na plataforma Moodle - AVA Institucional do Centro Universitário “Barão de Mauá”, além de um modelo anatômico de galinha (4D Vision - 4D Master®) para estudar a anatomia das aves. O modelo anatômico permite a remoção e remontagem das estruturas anatômicas a fim de relembrar a organização dos sistemas orgânicos de uma galinha (Gallus gallus). As atividades apresentadas no presente estudo começaram a ser elaboradas em 2019 e estão sendo inseridas nas disciplinas da área de Produção Animal e Ornitopatologia do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário “Barão de Mauá”. Desde então foi possível perceber grande entusiasmo, empenho e motivação dos alunos na realização das atividades propostas, entretanto, sugere-se estudos futuros para avaliação mais detalhada desses resultados. Como conclusão verificou-se que os plugins do H5P® e o modelo anatômico apresentados no estudo, permitiram inserir uma grande variedade de assuntos presentes nos conteúdos programáticos das disciplinas, de forma simples e prática. Além disso, forneceu feedback imediato aos discentes, intercalou atividades e diversificou metodologias de ensino promovendo facilidade, motivação, incentivo a criatividade e melhoria da concentração e consequentemente, do processo de aprendizagem.

Publicado
2021-12-17
Como Citar
AmaralC. M. C. do; SilvaK. R.; LimaA. C. F. de. Ferramentas interativas no ensino avícola para alunos de Medicina Veterinária. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 2, n. 2, 17 dez. 2021.