Experiências de adaptação ao novo modelo de ensino do curso de Enfermagem em um ano de pandemia de COVID-19

  • Glaucia Costa Degani Centro Universitário Barão de Mauá
  • Patricia Bodnar Giuntini Centro Universitário Barão de Mauá
  • Juliana Pereira Machado Centro Universitário Barão de Mauá
  • Cristina Camargo Dalri Centro Universitário Barão de Mauá
  • Lauren Suemi Kawata Centro Universitário Barão de Mauá
  • Magda Fabri Isaac Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Tania Aparecida Cancian Masella Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Adaptação, Educação em Enfermagem, Docente de Enfermagem, Ensino superior, COVID-19

Resumo

Introdução: A pandemia de COVID-19 demandou adaptações no processo de formação acadêmica de enfermagem dos cursos presenciais, em virtude dos períodos de distanciamento social e das medidas restritivas. Objetivo: descrever as experiências de adaptação ao novo modelo de ensino do curso de enfermagem de um centro universitário privado em um ano de pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência a partir das adaptações realizadas no escopo de atuação docente no contexto das aulas teóricas, atividades práticas e de extensão, estágio supervisionado e da coordenação do curso de enfermagem - presencial, do dia 16 de março de 2020 a 20 de março de 2021. Resultados: As aulas teóricas adaptaram a estrutura física para utilização de recursos tecnológicos; as atividades práticas foram suspensas, posteriormente repostas e retornaram primeiro com o estágio supervisionado; atividades de extensão foram desenvolvidas. Conclusão: As experiências do corpo docente do curso de enfermagem de um centro universitário privado permitiram vivenciar novas possibilidades de metodologias de ensino e atividades de extensão, mas também o enfrentamento de inúmeros desafios desde a reestruturação das salas de aulas, do uso do laboratório de enfermagem até o retorno das atividades nos campos de estágio, prevendo a segurança sanitária de docentes e estudantes. Tais experiências, embora permeadas por insegurança, medo e anseios, foram resultados de esforços por parte dos docentes e apoio da coordenação do curso para garantir a continuidade do ritmo das atividades e a qualidade no ensino para os estudantes.

Publicado
2021-12-14
Como Citar
DeganiG. C.; GiuntiniP. B.; MachadoJ. P.; DalriC. C.; KawataL. S.; SilvaM. F. I.; MasellaT. A. C. Experiências de adaptação ao novo modelo de ensino do curso de Enfermagem em um ano de pandemia de COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 2, n. 2, 14 dez. 2021.