Administração de medicamentos via intramuscular de acordo com a técnica de Hochstetter (ventroglútea): revisão bibliográfica
Resumo
Injeção intramuscular é um procedimento importante na área de assistência à saúde. Administrar medicações requer uma compreensão dos aspectos legais dos cuidados de saúde, farmacologia, farmacocinética, fisiopatologia e anatomia humana. No entanto há relatos de complicações de injeções intramusculares. Este estudo teve como objetivo analisar na literatura científica a segurança da técnica de administração medicamentosa em via intramuscular utilizando o músculo glúteo médio em suas partes anterior e posterior, relacionando a anatomia do músculo com eventos adversos decorrentes da aplicação. Através de pesquisa bibliográfica foram escolhidos 10 artigos contendo os descritores “injeção intramuscular" e “enfermagem”, e livros para identificação dos aspectos anatômicos do músculo escolhido, reparos ósseos importantes para a delimitação do local adequado e descrição do procedimento da aplicação da injeção intramuscular, também foram levantadas as complicações mais comuns quando esta via de administração é utilizada. Neste estudo concluímos que há escassez do assunto, desde a graduação, se estendendo até a vida profissional, e que a parte anterior do músculo glúteo médio é a principal escolha para a administração medicamentosa por via intramuscular porque apresenta um ventre muscular volumoso e está longe de grandes nervos e vasos sanguíneos importantes, o que lhe confere segurança nas injeções tanto para o profissional, como, principalmente, para o paciente.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.
10.56344/2675-4827