Contribuições dos facilitadores EaD em eventos síncronos: percepções dos graduandos da UNIVESP

  • Gabriel Bazo Centro Universitário Barão de Mauá
  • Alba Regina Ferreira de Camargo USP
  • Elias Rodrigues Santana USP
  • Livia Viana Ribeiro da Silva USP
  • Priscila Lopes de Godoy USP
  • Glauce Barbosa Verão USP
Palavras-chave: Educação a distância, Facilitadores de Aprendizagem, Didática, Distância Transacional

Resumo

As aprendizagens resultantes de interações intermediadas por recursos midiáticos apresentam características próprias, utilizam novos elementos de comunicação e ambientes virtuais cada vez mais adaptados aos conteúdos e atividades propostas pelas instituições de ensino. Porém ainda necessitam de mediadores humanos, gerando ações que influenciem na qualidade dessas aprendizagens, interligando as informações apresentadas às apreensões afetivas e cognitivas dos milhares de estudantes que recorrem ao ensino a distância. Estudantes de pós-graduação das instituições USP, UNESP e UNICAMP, atuando na função de tutores, nomeados de “Facilitadores de aprendizagem”, intermediam os processos de ensino e aprendizagem na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Na pesquisa realizada para compor esse trabalho, utilizando um questionário de associação livre e entrevistas semiestruturadas, coletamos de estudantes dos cursos de graduação de Letras, Pedagogia e Engenharia da Computação da UNIVESP, palavras que caracterizaram as ações dos “Facilitadores de aprendizagem” que influenciaram as suas aprendizagens a partir dos encontros síncronos, usualmente chamados de “Lives”. As palavras mais evocadas: “didática”, “explicação”, “ajuda”, “clareza” e “dúvidas”, foram reapresentadas a cinco estudantes que se disponibilizaram a participar de entrevistas semiestruturadas e forneceram os sentidos e significados para essas palavras no contexto das Lives. Como resultado, os estudantes participantes da pesquisa declararam que os Facilitadores possuem “didática”, referindo-se ao termo com o sentido de “apresentar os assuntos com clareza, objetividade e conhecimento”, e também que necessitam de sua ajuda, pois percebem o ensino a distância como solitário. Afirmaram que os Facilitadores representam uma ponte entre eles e o professor autor da matéria, apontando para uma característica de distância das videoaulas assíncronas. Assim, as ações dos Facilitadores são percebidas pelos estudantes de graduação da UNIVESP como elementos de proximidade afetiva e interacionista, contribuindo com as aprendizagens dos conteúdos e amenizando possíveis prejuízos que possam ser ocasionados pela distância transacional característica dessa modalidade de ensino.

Publicado
2023-11-23
Como Citar
BAZO, G.; CAMARGO, A. R. F. DE; SANTANA, E. R.; SILVA, L. V. R. DA; GODOY, P. L. DE; VERÃO, G. B. Contribuições dos facilitadores EaD em eventos síncronos: percepções dos graduandos da UNIVESP. Transições, v. 4, n. 2, p. 21-57, 23 nov. 2023.
Seção
Artigos