As interações e as brincadeiras na educação infantil: um estudo sobre o desenvolvimento da imaginação na idade pré-escolar

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural, Educação infantil, Imaginação

Resumo

No contexto da Educação Infantil é importante falar sobre as interações e brincadeiras que são ofertadas para as crianças que ampliam o seu conhecimento de mundo, algumas ações podem ser planejadas para conhecer espaços como museus, zoológico, estações de trem, cinema, teatro, entre outros. De forma que o mundo social seja vivenciado pelas crianças ampliando seus enredos para a brincadeira de papéis sociais.  O adulto também desempenha um papel de organizar o tempo, o espaço e os materiais para garantir a atividade da brincadeira de papéis sociais no ambiente escolar e também de observar e registrar as ações das crianças durante a brincadeira. Este estudo está ancorado na Psicologia Histórico-Cultural que ao considerar que o desenvolvimento da criança acontece por meio das interações e brincadeiras sociais que sustentam o desenvolvimento psíquico da criança, em especial da imaginação. Como objetivo deste estudo buscou-se investigar o desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores - especificamente da imaginação - no período da idade pré-escolar, por meio das brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil. Como aspectos metodológicos foi realizado uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, a finalidade da pesquisa bibliográfica é identificar na literatura disponível as contribuições sobre o tema do desenvolvimento da função psíquica superior da imaginação. Como considerações finais pode-se identificar uma convergência em se concordar que as funções psíquicas superiores se desenvolvem na mediação social das relações que a criança estabelece com o outro e com o mundo que a cerca a partir de momentos de brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Joana de Jesus de Andrade, USP

 

 

Publicado
2025-07-03
Como Citar
TOLENTINO, A.; ANDRADE, J. DE J. DE. As interações e as brincadeiras na educação infantil: um estudo sobre o desenvolvimento da imaginação na idade pré-escolar. Transições, v. 6, n. 1, p. 28-46, 3 jul. 2025.
Seção
Artigos