Sobre a Revista

Foco e escopo
Transições, registrada com o ISSN 2675-4398, é uma revista multidisciplinar semestral do Centro Universitário Barão de Mauá, vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Extensão e Iniciação Científica, e tem especial interesse na publicação de pesquisas da área de ciências humanas e sociais, com atenção a temas do campo educacional. A publicação aposta em abordagens interdisciplinares, veiculando artigos, resenhas e entrevistas com pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) de reconhecida produção acadêmica. Caso aprovadas, as contribuições são publicadas após avaliação por pares (pareceristas “ad hoc”) e deferimento do conselho editorial, tendo em vista a aderência do texto às normas, ao foco e ao escopo do periódico. Publicamos textos em português, inglês e espanhol. O conteúdo é disponibilizado em acesso aberto e as submissões são aceitas em fluxo contínuo.

Política de avaliação por pares
O periódico adota o modelo double blind review para as análises de mérito (conteúdo da pesquisa). A avaliação das contribuições segue três etapas: (1) desk review da equipe editorial, tendo em vista a adequação da contribuição ao foco, ao escopo e às normas de formatação da revista; (2) avaliação cega por pares; (3) caso o texto seja aprovado, cotejamento da versão final do texto com as correções sugeridas pelos pareceristas. Quanto ao parecer final, há quatro possibilidades: (1) recusado; (2) aprovado, mas com necessidade de pequenas correções; (3) aprovado, mas com necessidade de correções significativas; (4) aprovado. O formulário de avaliação preenchido é encaminhado aos(às) autores(as), contendo os pareceres e a síntese da avaliação final das contribuições.

Indexadores
O periódico implementa constante observância em sua política de indexadores, tendo em vista a vinculação dos conteúdos científicos publicados junto a bases de pesquisa nacionais e internacionais. Listagem dos indexadores do periódico.

Ética editorial
Os editores prezam pelos padrões de comunicação acadêmica com autores e pareceristas, bem como seguem políticas de editoração anti-fraude na publicação acadêmica. A revista segue os atuais critérios recomendados para revistas científicas pelo sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, recomendando e respeitando também os critérios gerais do Committee on Publication Ethics (COPE).

Política de acesso aberto
Não cobramos taxas para publicação dos autores nem taxas de inscrição para leitores. Incentivamos que os autores divulguem os artigos publicados em redes digitais e em perfis acadêmicos. Os conteúdos reproduzidos em outros meios e suportes devem registrar os devidos créditos à revista.

Histórico do periódico
Criada em novembro de 2019, a revista Transições procura dar vazão à produção científica universitária, especialmente explorando o potencial interdisciplinar dos cursos de graduação e pós-graduação e das pesquisas da instituição. Privilegiamos, portanto, contribuições alinhadas com esse propósito - sejam elas de docentes e pesquisadores(as) da instituição ou de externos(as).