Neoliberalismo e as reformas do século XXI: o impacto na educação brasileira
Résumé
O tema deste ensaio é fomentar uma revisão crítica do neoliberalismo e seus impactos nas políticas públicas do Brasil, incluindo aí, a cultura educacional. O discurso de Friedman e de seus discípulos filiados a Escola de Chicago evidenciam, a partir dos anos 1970, a total desmoralização da escola como espaço de saber e de formação humana, rebaixando-a à condição de mercadoria. Neste sentido, é deliberada e consciente e não aleatória, a exposição dos problemas materiais da escola, como fosse algo estrito apenas da responsabilidade direta da instituição, esquecendo conscientemente que muitas vezes àquela realidade é decorrente de conjunturas de ajuste fiscal e de crise econômico-financeira. Há a tentativa e decerto com sucesso na consciência de muitas pessoas de que a escola está apartada da sociedade e do Estado. Tudo se resume à questão da gestão. Porém, a característica perversa atrelada ao ideário do Estado Mínimo neoliberal se mostra principalmente quando examinamos, mas no sentido inverso do exposto, a manutenção do padrão de pobreza e de impossibilidades historicamente imposto às classes populares.
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