O uso de metodologias ativas no ensino superior: um relato de experiência com o círculo interativo

Résumé

O presente estudo discute sobre a importância da utilização de metodologias ativas no ensino superior para formação inicial de pedagogos (as). Sabe-se que o método tradicional de ensino, centrado no professor, que ainda está presente nos dias atuais no processo de ensino e aprendizagem, não é o mais adequado para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes. O aprendizado ativo promove uma educação de qualidade, de forma colaborativa e motivadora. Com essa perspectiva inovadora, o objetivo deste estudo foi de identificar aspectos sobre a importância da utilização das metodologias ativas na formação inicial de pedagogos(as). As instituições de ensino superior, em conjunto com o corpo docente, têm papel muito importante na formação do profissional que responde às expectativas e necessidades do atual mercado de trabalho, para tanto, se fazem necessárias adequações no processo de ensino e aprendizagem. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão de literatura sobre o conceito de metodologias ativas nos últimos sete anos e a apresentação de um relato de experiência com o círculo interativo como proposta de metodologia ativa no ensino superior. Com o levantamento bibliográfico realizado foi possível compreender que as práticas que envolvem metodologias ativas contribuem de forma significativa para o processo de formação dos futuros(as) pedagogos(as).

Publié-e
2024-06-28
Comment citer
LimaA. P. C. T. de; Marlene de Cassia Trivellato Ferreira. O uso de metodologias ativas no ensino superior: um relato de experiência com o círculo interativo. Transitions, v. 5, n. 1, p. 57-77, 28 juin 2024.
Rubrique
Artigos