Vivências em torno do tema da morte: contribuição da psicologia escolar para professores de escola pública
Résumé
A Psicologia Escolar atua nos processos psicológicos presentes no ambiente educacional, envolvendo professores, alunos, famílias e a comunidade. Com a Lei nº 13.935/2019, a presença de psicólogos na rede pública passou a ser garantida, ampliando suas possibilidades de atuação. Diante de uma formação docente nos anos finais do Ensino Fundamental que prioriza conteúdos específicos em detrimento das práticas pedagógicas, temas sensíveis como a morte se tornam difíceis de abordar. Esse desafio se intensificou após a pandemia de Covid-19, que trouxe à tona a urgência de lidar com o luto no contexto escolar. O presente estudo, qualitativo e exploratório, investigou como professores da rede pública estadual abordam a morte em suas práticas. Foram realizadas duas rodas de conversa com oito docentes atuantes por pelo menos quatro anos nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise discursiva dos encontros revelou quatro categorias: percepção da necessidade de recursos para tratar o tema; uso de experiências pessoais como repertório; lacunas na formação acadêmica; e expectativas quanto à atuação dos psicólogos escolares. Os resultados indicam a necessidade de incluir o tema da morte na formação docente, com recursos e práticas pedagógicas que permitam tratá-lo de maneira adequada e fundamentada. Também apontam para a importância de esclarecer e ampliar o entendimento sobre a atuação do psicólogo escolar. Por fim, destaca-se a relevância de novas pesquisas que envolvam diferentes atores escolares na discussão sobre a morte, promovendo abordagens mais integradas e humanas.
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10.56344/2675-4398