Entre “figuras austeras” e “espíritos de sacrifício”: manifestações nazi-fascistas em jornais de Ribeirão Preto/SP na década de 1930
Resumen
O presente artigo procura analisar diversas manifestações (veladas e/ou efusivas) de apoio ao nazi-fascismo, presentes em jornais publicados na cidade de Ribeirão Preto, ao longo da década de 1930. Para tanto, debruçamo-nos sobre os aspectos teórico-conceituais do fascismo, articulando-os à realidade material formada por conjunturas mais abrangentes (atravessadas pelas revoluções europeias, pelo Risorgimento italiano e pelas consequentes ondas emigratórias peninsulares) e mais restritas (impactadas pela chegada de imigrantes italianos em Ribeirão Preto, os esforços citadinos em prol da “modernização” e o consequente surgimento de aparelhos jornalísticos locais). A partir de tais articulações, procuramos desvelar nas fontes (extraíveis de edições dos impressos “Diário da Manhã”, “A Tarde” e “Diário de Notícias”) expressões de enaltecimento dos líderes Hitler e Mussolini, elogios a princípios e empreendimentos teórico-econômicos nazifascistas, apologias à xenofobia e ao antissemitismo, assim como divulgações de manifestações nazifascistas na cidade de Ribeirão Preto.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a revista Transições, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.