Cultura educacional: a “constituição cidadã” e a LDBEN
Abstract
Este artigo estuda as manifestações educativas do período da Constituinte até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. A convocação de uma Constituinte soberana eleita sob voto popular pacificaria e abriria o ciclo da Nova República. Por sua vez, as disputas saíram dos porões da ditadura e da edição autocrática de ‘atos institucionais’ para as lutas no campo institucional na arena da Constituinte. Analisamos este período histórico e realizamos uma revisão de literatura e de documentos, destacando as disputas para a cultura educacional do Brasil. Se a Constituição de 1988, a despeito das forças conservadoras e de seus malogros, conseguiu vitórias importantes para a rede de proteção social e para a educação nos termos de um Estado de bem-estar social em plena hegemonia neoliberal em todo o mundo, por sua vez, a LDB de 1996 não conseguiu o mesmo êxito.
Authors concede the right of its first publication to the journal Transições, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.