Da violência contra a mulher cometida por parceiro íntimo: fatores de risco e consequências à saúde e à vida das vítimas

  • Patrícia Meneghelli de Figueiredo Oliveira Centro Universitário Barão de Mauá / USP
  • Carla Aparecida Arena Ventura USP
Palavras-chave: Violência contra a mulher, Fatores de risco, Direito

Resumo

A violência contra a mulher há muito é objeto de discussão em diversos setores nacionais e da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial na Organização Mundial da Saúde (OMS), não obstante a grande dificuldade para seu efetivo combate pela sociedade. A temática possui desafios sociais, políticos, culturais, entre muitos outros, e, apesar de sua enorme gravidade e dos diversos esforços no seu enfrentamento, os números referentes às agressões só têm subido. Nesse sentido, o trabalho objetivou analisar dados de prevalência da violência contra a mulher, em especial a cometida por parceiro íntimo, no intuito de identificar seus fatores de risco, causas e consequências. Para a consecução desse objetivo foi realizada pesquisa descritiva fundamentada em levantamentos realizados pela Organização Mundial da Saúde e parceiros, assim como revisão de literatura e dados em órgãos nacionais. Os resultados obtidos demonstram que muito pouco se avançou quanto à efetiva prevenção dos episódios de violência contra a mulher e que as suas reais consequências ultrapassam a própria vítima, correspondendo a uma matriz de geração incontinente de várias outras formas de violência, com altos custos pessoais, familiares e sociais.

Publicado
2023-11-23
Como Citar
OliveiraP. M. de F.; VenturaC. A. A. Da violência contra a mulher cometida por parceiro íntimo: fatores de risco e consequências à saúde e à vida das vítimas. Transições, v. 4, n. 2, p. 119-143, 23 nov. 2023.
Seção
Artigos