A intersecção entre a cidadania, o ensino e a sociedade
Resumo
A presente resenha tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica da obra “Pesquisas em educação: cidadania, ensino e sociedade”. Neste contexto, os organizadores selecionaram pesquisas das mais variadas áreas da educação para uma necessária e abrangente intersecção entre cidadania, ensino e sociedade. Desse modo temas como a pedagogia tradicional, pensamento crítico e reflexivo, BNCC, tecnologias móveis, sala de aula invertida, geografia e cidadania, literatura no contexto prisional, infância, raça e moral, patrimonialismo e formação do estado brasileiro, socialização e sociabilidade são abordados de forma irrestrita para que o tema educação não seja só uma questão meramente reservada ao ambiente escolar, mas sim, que sirva como instrumento possibilitador de mudanças reais para toda a sociedade.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a revista Transições, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.