Preceptoria multiprofissional em saúde com ênfase em infec-tologia: desafios e contribuições para formação do profissio-nal de saúde a partir da prática

  • Niveamara Sidrac Lima Barroso Secretária de Saúde do Ceará https://orcid.org/0000-0002-3588-5385
  • Simone Maria Santos Lima Universidade de Pernambuco / Secretaria de Saúde do Ceará
  • Isabel Cristina Veras Aguiar Secretaria de Saúde do Ceará
  • Evanilde Vilanova Andrade Secretaria de Saúde do Ceará
  • Dayne Maria Dias Belchior Secretaria de Saúde do Ceará
  • Maria Macedo Saraiva Tavares Secretaria de Saúde do Ceará
Palavras-chave: Preceptoria, Residência multiprofissional, Capacitação em serviço, Educação em saúde, Trabalho

Resumo

A educação de adultos na prática através dos programas de residências multiprofissionais é preconizada pelo SUS para a formação do profissional de saúde. A aprendizagem centrada no residente e o uso de metodologias ativas exigem cada vez mais do profissional de saúde que assume o papel de preceptor, conhecimentos, habilidades e competências que vão muito além da sua expertise técnica. Para melhor desempenho nesse cenário de aprendizagem na prática, significativa, aprender a aprender, o preceptor precisa conhecer e dominar ferramentas pedagógicas que facilitem a relação interativa entre o ensinar e o aprender, além de possuir habilidade de comunicação e de interações sociais. Este artigo objetiva apresentar a experiência vivida de preceptoras de núcleo de psicologia, fisioterapia e farmácia em um programa de residência no contexto hospitalar com ênfase em infectologia. Aqui elas relatam suas conquistas e desafios compartilhando saberes e aprendizagens na intenção de contribuir na formação de outros profissionais de saúde que já estejam exercendo a função de preceptores ou para aqueles que um dia possam exercer. Para isso, foi utilizado metodologia qualitativa etnográfica baseada no relato de experiência de cada uma das autoras enquanto preceptoras de uma residência multiprofissional em saúde com ênfase em infectologia. Ao final, considera-se a necessidade de uma formação continuada em preceptoria afim de não apenas melhor capacitar esses profissionais, mas principalmente para garantir a qualidade e eficácia nos programas de residência e cumprir o papel do SUS na formação dos profissionais de saúde.

Publicado
2024-01-05
Como Citar
BarrosoN. S. L.; Santos LimaS. M.; AguiarI. C. V.; AndradeE. V.; BelchiorD. M. D.; TavaresM. M. S. Preceptoria multiprofissional em saúde com ênfase em infec-tologia: desafios e contribuições para formação do profissio-nal de saúde a partir da prática. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 295-307, 5 jan. 2024.