Viabilidade do modelo do plexo braquial 3D produzido pelo método de prototipagem rápida para uso didático

  • Amanda Vasconcelos de Oliveira Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Túlio Bittencourt Amaral Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Arthur Leone Campos Vieira Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Gabriela Araújo Werneck Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Matheus Bronzon de Araújo Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Matheus César Arvelos Gomes Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Breno Gontijo do Nascimento Faculdade de Minas
  • Fernanda Silva Torres Faculdade de Minas
Palavras-chave: Anatomia, Plexo braquial, Materiais didáticos, Modelos anatômicos, Educação médica

Resumo

Introdução: Plexos são estruturas anatômicas complexas, de visualização difícil e isolamento limitado em cadáveres, e o processo de fixação pode alterar a forma e aspecto, com perda de fragmentos. O plexo braquial tem importância médica por se relacionar à inervação de ombros e membros superiores, e sua lesão é comum em torções de ombro, estiramento do pescoço e acidentes automobilísticos. Objetivo: elaborar modelos didáticos do plexo braquial, como estratégias de ensino de anatomia humana para estudantes de Medicina. Metodologia: Neste trabalho foram elaborados três modelos, com canudos, cola, que serviram de molde para o terceiro, de PLA 3D. Esse foi validado por um questionário aplicado aos alunos do 1° período. Resultados e conclusão: Os alunos relataram que o modelo 3D facilitou o entendimento da anatomia, posicionamento e detalhes do plexo, representando uma estratégia viável e complementar ao estudo da anatomia, e propuseram o uso de outros modelos tridimensionais.

Publicado
2024-01-05
Como Citar
Vasconcelos de OliveiraA.; Bittencourt AmaralT.; Leone Campos VieiraA.; Araújo WerneckG.; Bronzon de AraújoM.; Arvelos GomesM. C.; Gontijo do NascimentoB.; Silva TorresF. Viabilidade do modelo do plexo braquial 3D produzido pelo método de prototipagem rápida para uso didático. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 26-48, 5 jan. 2024.