A experiência da professora do Atendimento Educacional Especializado na inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista

  • Caciana Ribeiro Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Gislei Frota Aragão Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Educação Inclusiva., Atendimento Educacional Especializado., Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Introdução: O estudo descreve a experiência de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública, buscando adaptar e incluir um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula regular. Objetivo: O objetivo foi promover a inclusão do aluno com TEA, superando suas dificuldades comportamentais, de comunicação e socialização, por meio de intervenções e adaptações pedagógicas. Métodos: A professora realizou uma avaliação diagnóstica inicial para identificar o nível de aprendizagem do aluno e suas habilidades. Foi feita uma entrevista familiar com a mãe do aluno e uma consulta com o psicólogo que o acompanhava clinicamente. Também conscientizou os colegas de turma sobre o TEA e utilizou recursos visuais para facilitar a compreensão da rotina escolar. Resultados e discussão: O aluno apresentou um bom nível de aprendizagem na leitura e escrita, mas enfrentava resistência inicial na sala de aula regular. No entanto, com o uso de recursos visuais e a conscientização dos colegas, ele se adaptou melhor ao ambiente escolar, participando ativamente das atividades propostas. As intervenções com recursos visuais e a conscientização dos colegas foram fundamentais para a adaptação do aluno. Além disso, a colaboração entre a professora de AEE, a professora de sala de aula e o psicólogo proporcionou maior segurança no manejo das dificuldades comportamentais do aluno com TEA. Conclusão: O estudo evidencia que estratégias pedagógicas, como o uso de recursos visuais e a conscientização dos colegas, são eficazes na inclusão de alunos com TEA em sala de aula regular. A colaboração entre os profissionais da educação e a parceria com a família também são essenciais para o sucesso da inclusão escolar. O relato de experiência pode servir como referência para outras instituições educacionais enfrentarem desafios semelhantes na inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Publicado
2024-01-05
Como Citar
OliveiraC. R.; AragãoG. F. A experiência da professora do Atendimento Educacional Especializado na inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 203-215, 5 jan. 2024.