Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19

  • Eloisa Maria Gatti Regueiro Centro Universitário Barão de Mauá
  • Elaine Cristine Lemes Mateus de Vascocelos Centro Universitário Barão de Mauá
  • Adriana da Costa Gonçalves Centro Universitário Barão de Mauá
  • Marisa Maia Leonardi Figueiredo Centro Universitário Barão de Mauá
  • Everaldo Encide de Vasconcelos Centro Universitário Barão de Mauá
  • Simone de Souza Belluzzo Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Educação, Ensino superior, Tecnologias digitais, Covid-19, Fisioterapia

Resumo

O isolamento social provocado pela pandemia COVID-19 gerou transformações que, especialmente no âmbito educacional, produziram a necessidade de ressignificar o ensino presencial e dar espaço ao ensino remoto mediado por recursos tecnológicos e suas interfaces. Diante desse novo desafio imposto, as instituições de ensino superior (IES) tiveram que se adaptar rapidamente, substituindo as disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Nesse contexto, o objetivo deste relato de experiência é discutir as alterações relacionadas à comunicação acadêmica, metodologias de ensino (síncronas e assíncronas), métodos de avaliação, atividades complementares dos estudantes, reuniões, e atividades de pesquisa e extensão realizadas no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá. Os desafios impostos frente ao panorama apresentado ressignificaram o processo de ensino-aprendizagem não apenas para os discentes, mas também aos docentes. As novas ferramentas incorporadas aos métodos de ensino e aprendizagem parecem agora indispensáveis. Por fim, vale ressaltar que o suporte pedagógico e tecnológico oferecido pela IES foi e está sendo indispensável para que, nesse momento de tantas mudanças e incertezas, os reveses possam ser superados.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
RegueiroE. M. G.; VascocelosE. C. L. M. de; GonçalvesA. da C.; FigueiredoM. M. L.; VasconcelosE. E. de; BelluzzoS. de S. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 1, n. 1, p. 107-119, 11 jul. 2020.