O aprendizado de libras na saúde durante o período pandêmico: um relato de experiência

  • Beatriz Izilda Minante Centro Universitário Barão de Mauá
  • Isadora Minuncio Fortunato Centro Universitário Barão de Mauá
  • Julia da Palma Pires Centro Universitário Barão de Mauá
  • Samara Cristina de Castro Centro Universitário Barão de Mauá
  • Soraya Varella Centro Universitário Barão de Mauá
  • Fábio Franchi Quagliato Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Surdez, Vulnerabilidade social, Línguas de sinais

Resumo

Introdução: Historicamente, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) enfrenta obstáculos para ganhar visibilidade. No âmbito da saúde, as dificuldades existentes se tornam ainda mais acentuadas devido ao desconhecimento dos profissionais e à falta de uma formação inclusiva, decorrente da ausência do ensino da Libras na vida acadêmica. Dessa forma, muitos surdos deixam de frequentar as unidades de saúde, ou quando as frequentam, saem descontentes com o serviço que lhes foi prestado. Objetivo: O presente relato de experiência descreve a realização do minicurso de Libras para os discentes do curso de medicina do Centro Universitário Barão de Mauá em 2021, e a percepção dos seus organizadores. Metodologia: Foram realizadas aulas de Libras online, devido ao período de pandemia de COVID-19, totalizando a carga horária de 30 horas. Resultados: O curso, com o intuito de diminuir a exclusão dos surdos no acesso à saúde, propiciou para os participantes, além do aprendizado de Libras, maior conhecimento sobre a vivência do surdo na sociedade e as suas necessidades. Conclusão: Essa iniciativa contribuiu para uma formação mais inclusiva do estudante de medicina, reduzindo a vulnerabilidade dessa população.

Publicado
2022-07-18
Como Citar
MinanteB. I.; FortunatoI. M.; Pires J. da P.; CastroS. C. de; VarellaS.; QuagliatoF. F. O aprendizado de libras na saúde durante o período pandêmico: um relato de experiência. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 1, p. 205-214, 18 jul. 2022.