Comparação do reganho de peso após a cirurgia bariátrica e o tratamento com sibutramina: uma revisão de literatura (2011-2021)

  • Camila Rodrigues de Amorim
  • Giovanna Balan Cavalcanti Centro Universitário Barão de Mauá
  • Luís Antônio Soares Pires Filho Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Ganho de peso, Derivação gástrica, Fármacos antiobesidade

Resumo

Introdução: A obesidade é um problema de saúde pública, com dificuldades envolvidas no seu tratamento. Esse exige mudanças no estilo de vida, e pode carecer de intervenções complementares, como cirúrgicas, que tem como padrão ouro o Bypass gástrico, e medicamentosas, que tem como uma das referências a Sibutramina. Objetivos: Comparar dados sobre reganho de peso após cirurgia bariátrica e tratamento com sibutramina na última década. Métodos/Desenvolvimento: Foram realizadas buscas nas plataformas SciELO e PubMed sobre reganho de peso após um período de seguimento posterior ao uso sibutramina ou à realização de Bypass gástrico, entre os anos de 2011 e 2021, tendo-se como critérios de inclusão a presença de uma das duas intervenções analisadas e de demonstrar reganho de peso em um período de seguimento, variável por estudo. Resultados/Discussão: Dos 13 estudos selecionados, 9 abordavam o Bypass, sendo que o percentual de pacientes com reganho variou entre 25,7 e 100%, em um período de seguimento que durou entre 6 meses e 10 anos. Outros 4 estudos abordavam o uso de Sibutramina, com ocorrência de reganho de peso após a interrupção do uso do fármaco, porém sem detalhes posológicos, bem como se ainda assim houve ou não alguma perda de peso em relação à massa corporal inicial dos participantes. Conclusão: Os dados permitem inferir que o Bypass gástrico oferece melhores resultados na perda e manutenção da perda de peso, quando devidamente indicado, quando comparado à sibutramina. Nenhum dos métodos, entretanto, demonstra ser capaz de substituir efetivas mudanças no estilo de vida.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
AmorimC. R. de; CavalcantiG. B.; Pires FilhoL. A. S. Comparação do reganho de peso após a cirurgia bariátrica e o tratamento com sibutramina: uma revisão de literatura (2011-2021). Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 2, n. 2, 15 dez. 2021.