Atividades de monitoria na disciplina de embriologia humana nos modos presencial e remoto: um relato de experiência
Resumo
A monitoria acadêmica visa garantir a formação integral dos discentes, de maneira a abranger diferentes espectros do aprendizado. Assim, por conta da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 e consequente distanciamento social, a monitoria da disciplina de Embriologia Humana do curso de medicina do Centro Universitário necessitou de diferentes adaptações para suprir as necessidades acadêmicas dos discentes, em formato remoto e presencial. Este trabalho tem como objetivo abordar a maneira como a monitoria acadêmica da disciplina de Embriologia do curso de medicina do Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto foi conduzida. O presente artigo visa apresentar um relato de experiência decorrida da participação mútua de alunos e professores, o qual discorre sobre a realização da monitoria acadêmica mediante o contexto atípico da epidemia de COVID-19 comparado com o respectivo contexto posterior, além das mudanças que precisaram ser realizadas e perspectivas obtidas por meio de tal experiência. A partir da percepção dos discentes monitores, foi possível ressaltar que as atividades síncronas apresentaram um déficit quando comparadas as presenciais, entretanto não perderam sua importância, além de terem sido cumpridos os objetivos da mesma.Conclui-se que foram necessárias adequações metodológicas e na maneira de abordagem, pois notou-se que a monitoria presencial promove maior envolvimento dos discentes. Diante disso, a união entre os monitores e a docente da disciplina de embriologia foi crucial para o desenvolvimento efetivo da monitoria, além de contribuir para a futura carreira no meio acadêmico, bem como no profissional.
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