Dilema da tomada de decisões no contexto da saúde por meio de uma obra shakespeariana

  • Marcela Samara Lira da Silva UFCG
  • Deysiane Ribeiro Pessoa Simões UFCG
  • Luciana Dantas Farias de Andrade UFCG
Palavras-chave: Tomada de decisões, Profissionais de saúde, Literatura

Resumo

Introdução: Dentre as obras de Shakespeare, o protagonista da tragédia “Hamlet, príncipe da Dinamarca” apresenta-se como a primeira iniciativa que toma decisões a partir de lógicas e estratégias, e, por este motivo, foram extraídos 2 momentos da peça, para reflexão do dilema da tomada de decisões. Objetivo: conhecer o dilema da tomada de decisões no contexto da saúde por meio da obra shakespeariana “Hamlet, príncipe da Dinamarca”. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, que é definida como a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e/ou eletrônicas, na interpretação e análise crítica pessoal do autor. Resultados: No contexto da obra, a tomada de decisões pode ser definida como um julgamento intelectual seletivo, quando se é apresentado à várias possibilidades que podem consistir em diversas variáveis, e que usualmente pode conduzir à definição de um determinado modo de agir ou de uma ideia. Da mesma forma, no âmbito da saúde, tomar uma decisão refere-se a escolher entre duas ou mais demandas apresentadas, que possibilitem alcançar um determinado resultado que beneficie o paciente em sua integralidade, uma população ou uma determinada classe de profissionais da saúde. Conclusão: Portanto, a partir das reflexões que a obra “Hamlet, príncipe da Dinamarca” permitiu realizar, pode-se apontar a importância da tomada de decisões no âmbito dos profissionais de saúde e a equipe multiprofissional com valorização da transdisciplinaridade como uma forma de dirimir os dilemas enfrentados na constante luta entre a vida e a morte.

Publicado
2021-12-14
Como Citar
Lira da SilvaM. S.; SimõesD. R. P.; AndradeL. D. F. de. Dilema da tomada de decisões no contexto da saúde por meio de uma obra shakespeariana. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 2, n. 2, 14 dez. 2021.