O portfólio como estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem para a formação em estética: relato de experiência
Resumo
As disciplinas práticas de clínicas supervisionadas no curso superior de estética e cosmética exigem do estudante organização para executar o processo de trabalho que garanta resultados positivos e a segurança do cliente. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância do portfólio na construção de Procedimentos Operacionais Padrão nas aulas práticas de estética. Para a elaboração do portfólio orientou-se uma trilha com os passos: 1) elaboração e revisão de procedimentos operacionais padrão e seleção de tutoriais e manuais de práticas; 2) organização do conteúdo em pasta catálogo com criação de categorias para operacionalizar o uso de acordo com check list dos principais protocolos e procedimentos fornecidos pelo docente; 3) entrega inicial do portfólio para avaliação pelo docente e 4) entrega final do portfólio com relato de experiência e principais aprendizados e resultados alcançados no acompanhamento dos casos clínicos com reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional alcançado. Na construção do portfólio com protocolos bem definidos, os estudantes desenvolvem autonomia, proatividade, análise de riscos, visão sistêmica e liderança, habilidades essenciais para identificar e minimizar riscos, assegurando a saúde e o bem-estar dos clientes e prepara-os para atender às exigências do mundo do trabalho e de órgãos reguladores, que valorizam profissionais alinhados com padrões de qualidade reconhecidos, como o desenvolvimento de hard, soft e deep skills. Acredita-se que a integração do portfólio nas aulas práticas é um fator determinante para a excelência profissional e deve ser incentivada como uma estratégia eficaz para a padronização dos procedimentos durante o processo educativo.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.
10.56344/2675-4827