A utilização do Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle© no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Medicina no Brasil.
Resumo
A plataforma Moodle é utilizada para apoiar metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o uso de portfólios reflexivos durante todas as etapas de formação médica. Mesmo durante o período de pandemia da COVID-19, o Moodle se destacou pela sua capacidade de promover a autonomia dos alunos, permitindo que os estudantes de Medicina investigassem casos clínicos, colaborassem com fóruns de discussão e recebessem feedback imediato dos professores. O presente estudo teve, como objetivo, analisar como as ferramentas do Moodle são utilizadas nos cursos de Medicina e sua influência no ensino e aprendizagem no Brasil. Como método de investigação científica, neste estudo, adotou-se pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados de artigos científicos e buscou-se por publicações entre os anos de 2015 até 2025, por meio das palavras-chave “Moodle”, “Medicina”, “Ensino e aprendizagem”, “Metodologias ativas” e “Ensino digital”. Do total de 3.240 artigos encontrados na busca, após análise e exclusão criteriosa, foram selecionados 30 trabalhos que traziam respostas às questões do presente estudo. Como conclusão, observou-se que nos últimos 10 anos, o Moodle tem se consolidado como uma ferramenta essencial no ensino de Medicina, proporcionando um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que facilita a integração entre teoria e prática, nas suas mais diversas possibilidades de desenvolvimento de competências e na interatividade acadêmica.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.