Oficinas de prevenção para promover conhecimento sobre sexualidade em adolescentes
Resumo
Introdução: O conhecimento é essencial para que adolescentes possam fazer escolhas conscientes e responsáveis sobre sua vida sexual. Objetivo: Avaliar se oficinas de prevenção são efetivas para aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre métodos contraceptivos, gravidez, infecções sexualmente transmissíveis, sexualidade e aconselhamento em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de intervenção, na qual alunos entre 14 e 16 anos, de uma escola estadual de Ribeirão Preto, São Paulo, participaram de oficinas de prevenção. Os encontros ocorreram em três ocasiões e foi utilizado um questionário (pré e pós-teste) com 25 questões de verdadeiro ou falso para avaliar o conhecimento dos adolescentes antes e após as oficinas. Para a análise estatística, foram utilizadas medidas de frequência e o teste t de Student. Resultados: Participaram das oficinas 35 alunos, sendo 21 meninas e 14 meninos. Houve maior média de acertos entre meninas. Foi identificado um conhecimento de base satisfatório dos adolescentes em geral, no entanto, houve déficits em determinados assuntos, como HIV/Aids e prevenção de gravidez indesejada.A média de acertos geral foi de 18 pontos no pré-teste e 19,5 no pós-teste, com significância estatística (p < 0,001). Conclusão: Conclui-se que as oficinas de prevenção foram efetivas para promover o aumento do conhecimento dos adolescentes, sendo assim um instrumento válido para a promoção da saúde.
Abstract: Introduction: Knowledge is essential to teenagers making conscious and responsible choices about their sexual life. Aim: Evaluate whether prevention workshops are effective in increasing teenagers’ knowledge on contraception, pregnancy, sexually transmitted infections, sexuality and health counseling. Methodology: Teenagers from a Ribeirão Preto (São Paulo) public school, aged 14 to 16, attended prevention workshops. These workshops happened in three different occasions and a questionnaire comprised of 25 true-or-false questions (pretest and posttest) was used to assess the teenagers’ knowledge before and after the workshops. Frequency measures and Student’s t-test were used for statistical analysis. Results: The workshops were attended by 35 students: 21 girls and 14 boys. Girls exhibited a higher average score on the questionnaire. Satisfactory basic knowledge was identified among the teenagers in general; however, knowledge on some subjects, such as HIV/Aids and unintended pregnancy prevention, was deficient. The general average score for the questionnaire was 18 in pretest and 19,5 in posttest, with statistical significance (p < 0,001). Conclusion: It was concluded that prevention workshops were effective in promoting an increase in teenagers’ knowledge, thus validating these workshops as useful instruments for promoting health.
Keywords: Sexuality. Adolescents. Health Promotion.
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