O parque ao meu lado: um instrumento de avaliação de percepção e atitudes de quem vive ao lado de uma unidade de conservação

Palavras-chave: Comportamento, Gestão pública, Conservação colaborativa, Áreas protegidas

Resumo

Apresentamos um instrumento de diagnóstico para identificação de atitudes e percepções criado a partir de um estudo de uma comunidade vizinha do Parque Estadual de Aguapeí (PEA/SP). Elaboramos um questionário com perguntas de perfil sociodemográfico e sobre atitudes, conhecimentos e percepções e o submetemos às etapas de validação (parecer de especialistas e validação do público-alvo). Os resultados indicam atitudes positivas dos participantes em relação ao PEA e conhecimento dos objetivos de conservação de uma UC de uso sustentável; mas não detectamos envolvimento ou ciência dos respondentes nos processos de gestão do parque.

Publicado
2024-07-22
Como Citar
Lima FerreiraB.; Antonelli PontiM.; Poiani HenriquesN.; AndradeM.; MarchiniS.; Ferreira MonticelliP. O parque ao meu lado: um instrumento de avaliação de percepção e atitudes de quem vive ao lado de uma unidade de conservação. Transições, v. 5, n. 1, p. 8-33, 22 jul. 2024.
Seção
Artigos