Do trivial ao inusitado: a materialização da imaginação no papel

  • Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa Centro Universitário Barão de Mauá
  • Elvira Cristina Martins Tassoni PUC-Campinas
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil, Imaginação, Pesquisa intervenção

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa participante do tipo intervenção, de abordagem qualitativa, realizada com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista. Apesar de já terem concluído o ciclo de alfabetização, as crianças apresentavam importantes defasagens no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Quando eram solicitadas a ler e a escrever, reagiam com pouco interesse e com uma considerável apatia. Compreendendo a potencialidade da literatura infantojuvenil aliada a um contexto imaginativo, nossa pesquisa objetivou evidenciar como um trabalho pautado nos clássicos da literatura infanto-juvenil pode contribuir no desenvolvimento da imaginação nas produções textuais de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O material empírico foi tratado buscando a apreensão dos significados e dos sentidos atribuídos pelos alunos por meio de núcleos de significação. Trazer novas possibilidades e motivos para a leitura e a escrita contribuiu assertivamente no interesse das crianças, permitindo que exercessem a atividade criadora em produções artísticas e textuais. Das narrativas simples e relacionadas diretamente ao cotidiano para histórias perpassadas pela imaginação e por situações mais complexas, as crianças evidenciaram movimentos de mudanças. Dessa forma, percebemos que avançaram na construção de processos imaginativos, o que colaborou com o (re)significar das atividades da língua materna, evidenciando assim a potencialidade de um trabalho pedagógico pautado na literatura e na imaginação.

Abstract: This work is part of an intervention participant research with a qualitative approach performed in a class of Elementary School 5th grade of a public school in Brazil. Although they have already completed the literacy cycle, the children had significant gaps in the development of oral and written language. When asked to read and write, they responded with little interest and apathy. Understanding the potential of children's literature combined with an imaginative context, our research aimed to show how a work based on the classics of children's literature can contribute to the development of imagination in textual productions of 5th grade students. The empirical material was treated seeking apprehension of the meanings and senses attributed by the students, based on signification nucleus study. Bringing new possibilities and reasons for reading and writing contributed assertively for children interest, allowing them to exercise creative activity in artistic and textual productions. From simple narratives related to their daily life to more complex situations permeated by imagination, children showed movements of change. In this way, we have recognized children improvements in imaginative processes construction, which collaborated to (re) significate activities with language development, evidencing the potential of pedagogical work based on literature and imagination.

Keywords: Children literature; Imagination; Intervention research.

Publicado
2020-06-28
Como Citar
CostaP. M. B. J. S.; TassoniE. C. M. Do trivial ao inusitado: a materialização da imaginação no papel. Transições, v. 1, n. 1, p. 81-108, 28 jun. 2020.
Seção
Artigos