Representações sociais do “perigo vermelho”: traços de uma cultura política moderna em jornais de Ribeirão Preto-SP (1935-1937)

  • Yuri Araujo Carvalho Centro Universitário Barão de Mauá
  • Rafael Cardoso de Mello Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Anticomunismo, Cultura política, Representações sociais, Modernidade, Ribeirão Preto

Resumo

Investigaremos um conjunto de representações sociais caracterizadas pelo “anticomunismo”, construídas e/ou disseminadas por jornais existentes na cidade de Ribeirão Preto/SP (no caso, os veículos Diário da Manhã, A Tarde e Diário de Notícias), entre os candentes anos de 1935 a 1937. Pesquisar o tema proposto significa descortinar as estratégias discursivas, as construções representativas e a contundência/perenidade de veiculações jornalísticas que alçavam o anticomunismo a uma posição privilegiada para o norteamento das linhas editoriais em uma conjuntura crítica (balizada pela chamada Intentona de 1935 e pelo golpe varguista de 1937), na qual os jornais apresentavam-se enquanto arautos dos mais elevados “interesses da nação” (eclipsando, todavia, os interesses das classes dominantes constituídas, bem como o consequente emprego dos impressos como ferramentas de inculcação ideológica). Metodologicamente, valemo-nos da análise de representações, articulada aos conceitos de “modernidade” e “cultura política”, mobilizados dialogicamente para o desvelamento de ebulientes episódios da história ribeirão-pretana contidos nas páginas dos jornais citadinos. Os resultados de tais esforços nos permitiram reconhecer e analisar as mais variadas facetas do anticomunismo em Ribeirão Preto (em suas dimensões religiosa, ufanista, político-econômica, etc.), as quais, em situações extremas, consubstanciaram-se em esforços concretos de combate ao “terror vermelho”, cujo exemplo mais notório deu-se com a realização da campanha “Contra o communismo”, de 1937.

Publicado
2022-07-19
Como Citar
CarvalhoY. A.; MelloR. C. de. Representações sociais do “perigo vermelho”: traços de uma cultura política moderna em jornais de Ribeirão Preto-SP (1935-1937). Transições, v. 3, n. 1, p. 20-50, 19 jul. 2022.
Seção
Artigos