Adaptação transcultural e transformação digital da Escala Aces: experiências pré-testadas

  • Roberta Olivério Naegeli USP
  • Julia Elena Córdoba-Vieira USP
  • Ricardo de Marinho de Mello de Picoli USP
  • Mayra Antonelli-Ponti Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Habilidades socioemocionais, Ensino fundamental, Percepção emocional, Crianças

Resumo

Dada a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais e de sua contribuição em realizações educacionais, temos iniciativas focadas e implementadas com sucesso para este fim. Assim, faz-se necessário avaliar tal desenvolvimento a partir de instrumentos validados e adaptados à cultura local. Este trabalho consistiu, então, na adaptação para o Brasil de um instrumento de tarefas composto por 56 itens, divididos em 3 subescalas, sendo 26 na primeira e 15 na segunda e terceira subescala, cujo objetivo foi avaliar a percepção de emoções de crianças do ensino fundamental anos iniciais. O instrumento, originalmente desenvolvido por autores americanos e adaptado, também, à realidade portuguesa, passou por adaptações culturais, semânticas e tecnológicas. Foram realizados: pré-teste, retrotradução e revisão de itens e a escala, ao final do processo de adaptação manteve-se composto por 3 subescalas, sendo assim, um total de 49 itens, sendo 20 na primeira, 14 na segunda e 15 na terceira. Concluímos que esta versão do instrumento é satisfatória para realização futura de estudo piloto e que os resultados indicam que as crianças compreenderam os itens e também o funcionamento do instrumento na versão em que está, com aplicação feita via tablet. Ademais, as crianças demonstram nível de percepção emocional adequado para a faixa etária.

Abstract: Given the importance of developing socio-emotional competencies and its contribution in educational achievements, there are initiatives focused  on this purpose which have had success. Thus, it’s necessary to evaluate that kind of development using validated instruments that are adapted to the local culture. This paper consists of an adaptation of an instrument - composed by 56 items, divided in 3 subscales, consisting in a total of 49 items: 20 in the first one, 14 in the second and 15 in the third - for its use in Brazil’s context, whose objective was to evaluate the perception that children of first years of elementary school have about emotions. The instrument, originally american and then adapted to portuguese reality, was adapted in cultural, semantical and technological ways. Pretest, backtranslation and items review were performed. Our conclusion is that this instrument version is satisfactory for future use in pilot studies and that our results indicate that children have comprehended the items and also this version functioning using tablets. In addition, the children demonstrated an adequate level of emotional perception considering their age group.

Keywords: Socio-emotional skills. Elementary school. Emotion perception. Children.

Publicado
2021-07-07
Como Citar
NaegeliR. O.; Córdoba-VieiraJ. E.; Marinho de Mello de Picoli R. de; Antonelli-PontiM. Adaptação transcultural e transformação digital da Escala Aces: experiências pré-testadas. Transições, v. 2, n. 1, p. 116-141, 7 jul. 2021.
Seção
Artigos