Fotografia móvel e na rua, uma experiência pós-fotográfica: a prática em uma nova ecologia dos meios midiáticos na rua (street photography)

  • Jefferson Alves de Barcellos Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Fotografia, Nova ecologia dos meios, Pós-fotografia, Fotografia de rua, Comunicação

Resumo

Durante mais de um século a fotografia de base argêntica sustentou toda o pensamento contemporâneo e também o campo das teorias que abordaram tanto essa linguagem como seus pesquisadores e artistas. Além dos aspectos clássicos que envolviam as discussões que norteavam as escolas que estudavam os fenômenos da imagem, a indústria fotográfica calcou toda sua produção em técnicas e práticas que se originaram no século XIX. Parecia claro que a fotografia como uma expressão artística e um labor, fosse manter sua origem com o avanço das novas tecnologias e sustentaria também suas práxis nos formatos seminais já colocados no transcorrer da metade do século XIX. Assim como as teorias tendem a ser adequadas ou refutadas, com o advento do avanço desenfreado dos sistemas de processos digitais, a cada nova inovação neste universo um novo significado foi se dando e uma nova fotografia foi tomando assento e protagonismo. Esse artigo discute a consolidação de uma nova fotografia, classificada e nomeada por alguns teóricos como pós-fotografia (BARCELLOS, 2020; FONTCUBERTA, 2016) bem como suas aplicabilidades no mundo das redes de sociabilidade como apontam estudiosos debruçados sobre o tema (MANOVITCH, 2017) e sua inserção nos registros de rua.

Abstract: For more than a century, photography with an argenic basis has sustained all contemporary thought and also the field of theories that approached this language as well as its researchers and artists. In addition to the classic aspects that involved the discussions that guided schools that studied the phenomena of image, the photographic industry based its entire production on techniques and practices that originated in the 19th century. It seemed clear that photography as an artistic expression and a job, would keep its origin with the advancement of new technologies and would also support its praxis in the seminal formats already placed in the middle of the 19th century. Just as theories tend to be adequate or refuted, with the advent of the unbridled advancement of digital process systems, with each new innovation in this universe a new meaning was taking place and a new photograph was taking its place and leading the way. This article discusses the consolidation of a new photograph, classified and named by some theorists as post-photography (BARCELLOS, 2020; FONTCUBERTA, 2016) as well as its applicability in the world of sociability networks, as pointed out by researchers working on the subject (MANOVITCH, 2017 ) and their insertion in street records.

Keywords: Photography. New media ecology. Post-photography. Street photography. Communication

Publicado
2020-12-14
Como Citar
BarcellosJ. A. de. Fotografia móvel e na rua, uma experiência pós-fotográfica: a prática em uma nova ecologia dos meios midiáticos na rua (street photography). Transições, v. 1, n. 2, p. 179-194, 14 dez. 2020.
Seção
Artigos