A perspectiva da educação inclusiva nos cursos de formação inicial de professores de Química em Institutos Federais no estado de São Paulo

  • Ana Carolina Dalbó Nascimento
  • Greice de Souza Vertuan USP
  • Maria da Piedade Resende da Costa UFSCar
Palavras-chave: Educação inclusiva, Formação de professores, Institutos Federais

Resumo

Tendo como princípio essencial a educação para todos, a educação inclusiva demanda professores mediadores de um processo de ensino e aprendizagem que sejam também inclusivos. Porém, a grande maioria se diz não estar preparado ou apto a desenvolver atividades que proporcionem um acolhimento real aos alunos que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar sob a perspectiva da educação inclusiva a formação inicial dos futuros professores de Química em alguns do Institutos Federais localizados no estado de São Paulo por meio da análise de conteúdo, segundo Franco (2008) e Bardin (1977). Os documentos analisados neste estudo são os Projetos Político Pedagógicos e as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Química escolhidos. Nossos estudos apontam que mesmo diante de um cenário de resoluções e decretos que garantem o acesso aos alunos que possuem alguma singularidade ao ensino regular, essas instituições de Ensino Superior pouco vão além do exigido por lei e isso não garante um processo formativo efetivo e de qualidade aos licenciandos para que atuem em salas de aula inclusivas.

Abstract: Having as its most essential principle the education for all, an inclusive education demands teachers who work as mediators on an inclusive learning process. However, most teachers say that they are not prepared or able to develop and apply activities which really embrace students who have any kind of disability or learning disorder. With that said, this paper’s goal is to analyze under the inclusive education perspective the chemistry teachers’ initial training in some Federal Institutes located in São Paulo state through content analysis, according to Franco (2008) and Bardin (1977). The analyzed documents were the Projetos Político Pedagógicos and the list of subjects from the chosen Chemistry Licensure courses. Our studies show that even facing a scenario with laws and resolutions which guarantee these singular students access to regular schools, these Higher Education institutions barely work beyond what is demanded by the law and it does not guarantee an effective and qualified training process to the licensure students so they can work with inclusive classes and promote an inclusive education.

Keywords: Inclusive Education. Teachers’ Training. Federal Institutes.

Publicado
2020-12-14
Como Citar
NASCIMENTO, A. C. D.; VERTUAN, G. DE S.; COSTA, M. DA P. R. DA. A perspectiva da educação inclusiva nos cursos de formação inicial de professores de Química em Institutos Federais no estado de São Paulo. Transições, v. 1, n. 2, p. 18-38, 14 dez. 2020.
Seção
Artigos