Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes <p><em>Transições</em> (ISSN 2675-4398) é uma revista semestral multidisciplinar de <strong>acesso aberto</strong> vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Investigação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá. O periódico difunde pesquisas interdisciplinares, com especial interesse nas ciências humanas e sociais e em interfaces com a educação. Recebemos contribuições em fluxo contínuo e não cobramos taxas de autores nem de leitores. <a href="https://scholar.google.com/citations?user=b_K3Hk8AAAAJ&amp;hl=pt-BR" target="_blank" rel="noopener">Índice h</a>. <strong>Qualis 2017-2020 - B4</strong>.</p> <p><em>Transitions</em> (ISSN 2675-4398) is an open access, biannual, peer-reviewed, multidisciplinary journal supported by the Pro-Rectory of Postgraduate Studies and Research of Baron of Mauá University. The journal has special interest in publishing interdisciplinary researches above all in the humanities and social sciences, with particular interest in their interfaces with education. We do not charge authors nor readers.</p> pt-BR <p>Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a revista <em>Transições,</em> conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.</p> felipe.narita@baraodemaua.br (Felipe Ziotti Narita) postmaster@baraodemaua.br (TI - Suporte e Infraestrutura) Mon, 04 Dec 2023 11:21:14 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/754 <p>Editorial.</p> Felipe Ziotti Narita Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/754 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 Uma antropologia dos lugares e da memória https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/753 <p>Entrevista com o antropólogo italiano Michelangelo Giampaoli, docente da DePaul University e da University of Illinois Chicago.</p> Michelangelo Giampaoli, Felipe Ziotti Narita Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/753 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 Contribuições dos facilitadores EaD em eventos síncronos: percepções dos graduandos da UNIVESP https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/551 <p>As aprendizagens resultantes de interações intermediadas por recursos midiáticos apresentam características próprias, utilizam novos elementos de comunicação e ambientes virtuais cada vez mais adaptados aos conteúdos e atividades propostas pelas instituições de ensino. Porém ainda necessitam de mediadores humanos, gerando ações que influenciem na qualidade dessas aprendizagens, interligando as informações apresentadas às apreensões afetivas e cognitivas dos milhares de estudantes que recorrem ao ensino a distância. Estudantes de pós-graduação das instituições USP, UNESP e UNICAMP, atuando na função de tutores, nomeados de “Facilitadores de aprendizagem”, intermediam os processos de ensino e aprendizagem na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Na pesquisa realizada para compor esse trabalho, utilizando um questionário de associação livre e entrevistas semiestruturadas, coletamos de estudantes dos cursos de graduação de Letras, Pedagogia e Engenharia da Computação da UNIVESP, palavras que caracterizaram as ações dos “Facilitadores de aprendizagem” que influenciaram as suas aprendizagens a partir dos encontros síncronos, usualmente chamados de “Lives”. As palavras mais evocadas: “didática”, “explicação”, “ajuda”, “clareza” e “dúvidas”, foram reapresentadas a cinco estudantes que se disponibilizaram a participar de entrevistas semiestruturadas e forneceram os sentidos e significados para essas palavras no contexto das Lives. Como resultado, os estudantes participantes da pesquisa declararam que os Facilitadores possuem “didática”, referindo-se ao termo com o sentido de “apresentar os assuntos com clareza, objetividade e conhecimento”, e também que necessitam de sua ajuda, pois percebem o ensino a distância como solitário. Afirmaram que os Facilitadores representam uma ponte entre eles e o professor autor da matéria, apontando para uma característica de distância das videoaulas assíncronas. Assim, as ações dos Facilitadores são percebidas pelos estudantes de graduação da UNIVESP como elementos de proximidade afetiva e interacionista, contribuindo com as aprendizagens dos conteúdos e amenizando possíveis prejuízos que possam ser ocasionados pela distância transacional característica dessa modalidade de ensino.</p> Gabriel Bazo, Alba Regina Ferreira de Camargo, Elias Rodrigues Santana, Livia Viana Ribeiro da Silva, Priscila Lopes de Godoy, Glauce Barbosa Verão Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/551 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 Extensão curricularizada na prática: desafios, dificuldades e possibilidades https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/758 <p>A extensão universitária como prática nas instituições de ensino superior já é uma realidade há tempos. Tornou-se obrigatória para todos os cursos de graduação a partir da publicação da resolução nº 7 de 2018, devendo compor 10% da carga horária de todos os cursos a partir de 2021. A extensão universitária é uma prática acadêmica que se caracteriza pela interação da IES com a sociedade, visando promover a troca de conhecimentos e experiências entre a IES e a comunidade. Mas será que na prática a extensão tem atingido seus objetivos nas IES? Como estão sendo desenvolvidos os projetos nas disciplinas extensionistas desde a obrigatoriedade de sua curricularização? Buscando responder a tais perguntas, o objetivo deste estudo é analisar documentos referentes à extensão curricularizada de um Centro Universitário do interior do estado de São Paulo, buscando evidências que demonstrem a efetividade da extensão como processo de formação alinhada aos seus objetivos como proposto nos requisitos teóricos e legais. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico e pesquisa documental em 29 disciplinas extensionistas ministradas no primeiro semestre de 2023. Os resultados demonstraram que há uma busca por atender os pressupostos da extensão, principalmente no que se refere ao papel da extensão na formação profissional. Entretanto, há dificuldades em estabelecer objetivos claros para a comunidade e em avaliar os impactos da extensão. Tal dificuldade pode ser decorrente da inexperiência e do pouco tempo com disciplinas extensionistas, visto que o docente está habituado a pensar nos objetivos educacionais para os discentes e não para a comunidade. Uma possibilidade para a mudança nesse aspecto seria intensificar as capacitações em formato dialógico, permitindo ao docente trazer suas dificuldades e compartilhá-las com os demais buscando soluções coletivas. Contudo, ressalta-se a importância que a extensão assume na formação profissional, colocando os graduandos em contato com a realidade da comunidade e buscando meios para solucionar problemas reais, de acordo com o perfil de formação de cada área. Além disso, aproxima a IES da comunidade contribuindo para o exercício da cidadania e também para a inserção dos futuros profissionais no mundo do trabalho. Importante destacar que as IES proponham instrumentos de avaliação das ações e indicadores de resolutividade para mensurar os impactos na comunidade. Tais instrumentos são fundamentais para que docentes e discentes possam planejar suas ações de forma mais assertiva, buscando de fato a melhoria da qualidade de vida da comunidade foco da extensão.</p> Cristina Buischi Petersen, Andréa Cristina Tomazelli, Patrícia Rodrigues Miziara Papa, Valéria Tomás de Aquino Paracchini Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/758 Thu, 30 Nov 2023 00:00:00 +0000 Cultura educacional: a “constituição cidadã” e a LDBEN https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/528 <p>Este artigo estuda as manifestações educativas do período da Constituinte até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. A convocação de uma Constituinte soberana eleita sob voto popular pacificaria e abriria o ciclo da Nova República. Por sua vez, as disputas saíram dos porões da ditadura e da edição autocrática de ‘atos institucionais’ para as lutas no campo institucional na arena da Constituinte. Analisamos este período histórico e realizamos uma revisão de literatura e de documentos, destacando as disputas para a cultura educacional do Brasil. Se a Constituição de 1988, a despeito das forças conservadoras e de seus malogros, conseguiu vitórias importantes para a rede de proteção social e para a educação nos termos de um Estado de bem-estar social em plena hegemonia neoliberal em todo o mundo, por sua vez, a LDB de 1996 não conseguiu o mesmo êxito.</p> Diego Fonseca Dantas Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/528 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 Lira, vassouras e cavalinhos: um estudo sobre a imagem verbal e a expressão poética https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/550 <p>Com vistas ao reconhecimento da obra poética, elabora-se uma proposta de leitura dos versos 464 a 466 do Canto IV das <em>Geórgicas</em> de Virgílio, que tratam do mito de Orfeu. Em particular, o interesse por poesia, haja vista a expressividade verbal e o artesanato do poeta, motivou o estudo da imagem poética, a partir das relações entre som e sentido. Sob essa proposta, abre-se uma discussão acerca dos possíveis efeitos estéticos advindos da leitura atenta dos três versos latinos, incluindo sua escansão e contextualização de referências míticas, com ênfase na inteligência sensorial do texto poético. O objetivo do artigo, em síntese, consiste na descrição de leitura detalhada de um excerto, a partir do qual se estabelecem comentários sobre expressividade poética e imagem verbal. Nesse ensejo, comparam-se os recursos métrico-prosódicos da poesia latina com a poesia em língua portuguesa, mais acessível ao falante nativo. Assim, acrescentam-se, na proposta de leitura, a estrofe 19 do Canto I dos <em>Lusíadas</em> de Camões e o poema “Rondó dos cavalinhos”, de Manuel Bandeira, perpassando o antigo e o moderno.</p> Paulo Eduardo de Barros Veiga Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/550 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 Da violência contra a mulher cometida por parceiro íntimo: fatores de risco e consequências à saúde e à vida das vítimas https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/564 <p>A violência contra a mulher há muito é objeto de discussão em diversos setores nacionais e da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial na Organização Mundial da Saúde (OMS), não obstante a grande dificuldade para seu efetivo combate pela sociedade. A temática possui desafios sociais, políticos, culturais, entre muitos outros, e, apesar de sua enorme gravidade e dos diversos esforços no seu enfrentamento, os números referentes às agressões só têm subido. Nesse sentido, o trabalho objetivou analisar dados de prevalência da violência contra a mulher, em especial a cometida por parceiro íntimo, no intuito de identificar seus fatores de risco, causas e consequências. Para a consecução desse objetivo foi realizada pesquisa descritiva fundamentada em levantamentos realizados pela Organização Mundial da Saúde e parceiros, assim como revisão de literatura e dados em órgãos nacionais. Os resultados obtidos demonstram que muito pouco se avançou quanto à efetiva prevenção dos episódios de violência contra a mulher e que as suas reais consequências ultrapassam a própria vítima, correspondendo a uma matriz de geração incontinente de várias outras formas de violência, com altos custos pessoais, familiares e sociais.</p> Patrícia Meneghelli de Figueiredo Oliveira, Carla Aparecida Arena Ventura Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/564 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 História da educação no nordeste paulista https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/531 <p>Esta resenha tem por objetivo avaliar a recém publicada obra "História da Educação no nordeste paulista" publicada em 2020 e organizada por Sauloéber Souza e Alessandra Furtado. Diante dos diversos capítulos e autores que compõe cenário significativo para as produção em História da Educação de Ribeirão Preto e região, a obra se propõe inaugurar diversas discussões importantes para a historiografia do interior do Estado de São Paulo.</p> Rafael Cardoso de Mello Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/531 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000 Infância, educação e escola: estudos e pesquisas https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/552 <p><strong>Resenha da obra: </strong>FERREIRA, E. B.; LOPES, M. M.; SILVA, P. R. da; SANTOS, M. A. &nbsp;G. dos. (Orgs.). <strong>Pesquisas em Educação</strong>: estudos sobre a infância. 1.ed. Curitiba-PR: Editora Bagai, 2023.</p> Mario Marcos Lopes, Emerson Benedito Ferreira Copyright (c) 2023 Transições https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/transicoes/article/view/552 Thu, 23 Nov 2023 00:00:00 +0000