https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/issue/feedRevista Interdisciplinar de Saúde e Educação2024-12-18T17:29:08+00:00Felipe Ziotti Naritafelipe.narita@baraodemaua.brOpen Journal Systems<p>A<em> Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação</em> (ISSN 2675-4827) é uma revista científica semestral de acesso aberto vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Investigação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá. O periódico é direcionado a pesquisas na área de ciências da saúde, bem como suas interfaces com a educação. Recebemos contribuições em fluxo contínuo e <strong>não cobramos taxas de autores nem de leitores</strong>.<br>Qualis 2017-2020 - C | <a href="https://scholar.google.com/citations?user=bHuCxKsAAAAJ&hl=pt-BR" target="_blank" rel="noopener">Índice h</a></p> <p>The<em> Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education</em> (ISSN 2675-4827) is a biannual, peer-reviewed journal supported by the Pro-Rectory of Postgraduate Studies of the Baron of Mauá University. The journal is devoted to researches in the health sciences as well as with their interfaces with education. <strong>We do not charge authors nor readers</strong>.</p>https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/997Editorial2024-12-17T11:50:45+00:00Felipe Ziotti Naritafelipe.narita@unesp.br<p>Editorial.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/752Análise documental das disciplinas do eixo transversal de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no estado do Paraná2024-12-17T11:51:23+00:00Francielly Souza Camposfranciellysouzacampos@gmail.comDamaris Beraldi Godoy Leite damarisgodoyleite@gmail.comFabiana Paizany Paz fabianappaz@hotmail.comMônica Klosterenf.monicakloster@hotmail.com<p>As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) foram criadas com objetivo de estimular práticas que respondam às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo espaços para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a matriz curricular de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em relação ao eixo transversal do Programa e relacionar com o cenário de atuação dos residentes. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental, realizado no ano de 2023. Foram identificadas treze disciplinas do eixo transversal, totalizando 192 horas em atividades teóricas ou teórico-prática e vinte cenários de atuação dos residentes. Encontrou-se coerência entre a ementa e a prática dos profissionais. Entende-se que Residência Multiprofissional deve ser construída em interface com as diversas áreas da saúde, e assim sendo, a matriz do referido programa atende ao solicitado pela resolução e as necessidades dos residentes.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/834Utilização da rede de atenção psicossocial de Ribeirão Preto pela população em situação de rua2024-12-17T11:51:54+00:00Felipe Tanaka Leiteftanakaleite@gmail.comEloisa Yara Araújo Clementeeloisa.yara@gmail.comLaura de Oliveira Teixeiralaurateixeira1607@gmail.comPaula Altieri Pinpaulapin7@hotmail.comLucila Costa Zini Angelottilucila.angelotti@baraodemaua.brFábio Franchi Quagliatofabio.franchi@baraodemaua.brSoraya Duarte Varellasorayadv@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> A população em situação de rua tem muitos de seus direitos violados, entre eles a garantia de acesso à rede de atenção à saúde. Em Ribeirão Preto, 3.405 pessoas vivem em situação de rua, muitos apresentando problemas de saúde mental. A dificuldade de acesso aos serviços de saúde confere uma maior vulnerabilidade a essa população, que já sofre com a exclusão e condições precárias de vida. <strong>Objetivo:</strong> Caracterizar demograficamente a PSR atendida pelo Centro de Referência Especializado para atendimento à população em situação de rua (Centro POP) de Ribeirão Preto - SP e descrever o seu fluxo na rede de atenção à saúde do município. <strong>Material e Métodos: </strong>Trata-se de um estudo descritivo, que utilizou dados demográficos obtidos por entrevista com as PSR e informações sobre o uso da rede dos prontuários eletrônicos. <strong>Resultados:</strong> A maioria das PSR entrevistadas eram homens negros, jovens, com baixa escolaridade, heterossexuais e desempregados. Em relação à utilização da rede de atenção à saúde, a maioria já havia utilizado algum serviço de saúde, não tinha diagnóstico em saúde mental e não havia sido internado. A maioria fazia uso de substâncias psicoativas. <strong>Conclusão: </strong>Considerando a vulnerabilidade e os problemas de saúde mental enfrentados por essa população, é importante o fortalecimento da integração entre os serviços de assistência social e da saúde.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/736Concepções da interprofissionalidade na equipe multiprofissional em saúde no serviço terciário: uma revisão integrativa2024-12-18T17:29:08+00:00Fernanda Teixeirafernanda-teixeira20112011@hotmail.comIsabel Cristina Da Silva Abreusilvaabreuisabel@gmail.comJosé Adailton Rolando Dinizjose.diniz@huufma.brJosé Araújo de Oliveira Silvajose.araujo@unifesp.brElismeire Dias Tavaresfernanda-teixeira20112011@hotmail.com<p><em>Introdução</em>: A importância do Trabalho em equipe e da Educação Interprofissional (EIP) está diretamente relacionada às alterações ao aumento das doenças crônicas e da expectativa de vida. Esse cenário exige dos profissionais da saúde habilidades educacionais para intervir em diversos aspectos da saúde dos usuários, através de uma equipe multiprofissional que trabalhe de forma interprofissional e colaborativa. <em>Objetivo</em>: Compreender as concepções sobre o cuidado Interprofissional desenvolvido pelas equipes multiprofissionais no ambiente hospitalar a partir de artigos científicos. <em>Método</em>: Revisão Integrativa na seguinte base de dados: (LILACS), (MEDLINE/PubMed), Cochrane Library, e SciELO, entre os anos de 2016 e 2023. <em>Resultados</em>: Dos 15 artigos selecionados, apenas 01 era internacional e 13 eram nacionais. O país com maior número de publicações sobre esse tema foi o Brasil, em segundo lugar vem o Reino Unido e a Suíça. <em>Conclusão</em>: Evidenciou-se uma lacuna entre o conceito teórico e a aplicação prática do trabalho interprofissional no ambiente hospitalar, destacando a necessidade de reforçar a interprofissionalidade para melhorar os resultados em saúde. Ressalta-se a importância de um maior envolvimento das instituições de ensino e dos gestores de saúde na criação de estratégias educativas que promovam o entendimento crítico dos conceitos de interprofissionalidade e multiprofissionalidade. A articulação entre teoria e prática, por meio de intervenções pedagógicas inovadoras e da educação continuada, pode atenuar as dificuldades observadas no ambiente clínico, facilitando o desenvolvimento de equipes verdadeiramente colaborativas e integradas.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/737A influência da comunicação efetiva nos desfechos do paciente hospitalizado2024-12-17T11:52:47+00:00Silvana Garcia Santossilvana.garcia@ebserh.gov.brKamila Luana do Nascimento Silva kamila.nascimento@ebserh.gov.brAna Luiza Andrade Prado ana.prado.2@ebserh.gov.brCandice Lima Cruz Porto candice.cruz@ebserh.gov.brSandra Gomes da Silva Garcia sandra.garcia@ebserh.gov.br<p>A comunicação efetiva é caracterizada como uma das metas internacionais mais importantes no trabalho da equipe multiprofissional na saúde e contribui para a prevenção de falhas e efeitos adversos no cuidado ao paciente sendo compreendida como um dos determinantes da qualidade de segurança do paciente. A vivência de práticas humanizadas neste contexto, contribui para o alcance da melhoria das condições de saúde do paciente. A partir deste enfoque, a proposta do trabalho aqui apresentado é discutir a importância da comunicação no trabalho interprofissional no cuidado em saúde e na segurança do paciente, salientando a compreensão da individualidade dos diversos contextos em que os profissionais, pacientes e seus familiares se encontram inseridos. Para isto, realizou-se um estudo secundário de revisão integrativa, por meio de busca em bases e fontes de dados, onde foram encontrados 3902 artigos, selecionados 22 artigos para a análise do texto integral e classificados 15 para esta revisão com estudos publicados entre os períodos de 2000 a 2021. Os resultados encontrados apontam evidências que vinculam claramente a comunicação profissional-paciente à satisfação do paciente, adesão ao tratamento e resultados de saúde. Estes resultados permitem concluir que a comunicação efetiva é um fator fundamental para garantir a segurança dos pacientes além de ser diretamente associada à satisfação, o que a torna um sinal de qualidade.</p> <p> </p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/772Estratégias educacionais para o ensino da prática baseada em evidências para médicos residentes de cirurgia: revisão integrativa2024-12-17T11:53:13+00:00Melissa Andreia de Moraes Silvameldemoraes@gmail.com<p style="font-weight: 400;"><strong>Objetivo:</strong> descrever as melhores estratégias de ensino para o ensino da prática baseada em evidências (PBE) para médicos residentes de cirurgia. <strong>Metodologia:</strong> trata-se de uma revisão de escopo, que tem como desenho de estudo identificação as melhores estratégias de ensino para o ensino da prática baseada em evidências (PBE) para médicos residentes de cirurgia. Para a busca e identificação de estudos relevantes, foram utilizados os descritores indexados no MESH: “Surgery students”, “evidence-based practice”, “evidence-based medicine”, “Education”, e aplicados os operadores boolianos AND e OR, de modo restritivo e aditivo, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e <em>Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line</em> (Medline). <strong>Desenvolvimento:</strong> Um total de 697 estudos foram identificados. Destes 16 foram considerados para inclusão. Após leitura do artigo completo um total de 7 artigos foram selecionados (1 excluído por ter escrita em língua chinesa e outros 8 por citarem temática ou população diferente da proposta neste estudo). O cenário atual da educação de residência cirúrgica também inclui tempo de educação protegido para palestras didáticas e discussões baseadas em melhores evidências disponíveis, para desenvolver as ferramentas para analisar e avaliar criticamente. <strong>Conclusão:</strong> No geral, esta era de educação cirúrgica é caracterizada por mudanças rápidas e dinâmicas no conhecimento, compreensão de doenças cirúrgicas, novos procedimentos e tecnologias. Novos paradigmas educacionais e de treinamento serão necessários no futuro próximo, enfrentando os desafios do século XXI e garantindo a produção de cirurgiões profissionais, capazes, competentes e versáteis.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/822Preparo intestinal para colonoscopia de rastreio de câncer colorretal e educação em saúde: uma revisão narrativa2024-12-17T11:53:38+00:00Maria Clara Favericlara.faveri161@gmail.comIeda Francischettiiedafster@googlemail.com<p>Introdução: Dada a alta prevalência mundial de câncer colorretal, esforços têm sido direcionados para seu diagnóstico precoce por meio da colonoscopia, considerado o exame padrão-ouro para o rastreio dessa neoplasia. Entretanto, o sucesso e a segurança da colonoscopia dependem diretamente do preparo intestinal adequado, o qual deve promover limpeza do cólon que permita a total visualização da mucosa intestinal. Dentre os fatores que impactam na qualidade do preparo, estão as particularidades dos métodos de preparo e as formas de instruir o paciente. Objetivos: identificar fortalezas e fragilidades das recomendações atuais de preparo intestinal para colonoscopia, envolvendo seus critérios de qualidade, escalas de preparo intestinal, agentes e dieta, bem como esclarecer quais são as melhores estratégias de instruir os pacientes sobre o preparo para o exame, a fim de contribuir para sua eficiência e promover, assim, cuidado humanizado e maior sucesso terapêutico. Metodologia: realizou-se uma revisão ampliada da literatura a partir de pesquisa nas bases <em>Pubmed, LILACS</em> e <em>SciELO</em> sobre o método de preparo em colonoscopia e educação ao paciente. Após a seleção de artigos relacionados ao tema dos últimos dez anos, foi feita a leitura, análise crítica e comparativa, seguidas de produção de revisão narrativa. Resultados: discute-se a importância da taxa de detecção de adenomas e do uso de escalas de qualidade de preparo intestinal. Ademais, o emprego de agente laxativo deve ser adequado às condições clínicas de cada paciente, sendo o mais utilizado o Polietilenoglicol. Para atingir limpeza adequada do cólon, também deve-se adotar dieta líquida clara ou dieta de baixo resíduo. Conclusões: Logo, para que os pacientes compreendam todos esses detalhes, devem ser empregadas instruções aprimoradas, mas que sejam adaptadas às características da população atendida, considerando sua idade, nível de escolaridade e acesso à tecnologia.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/835Prevenção de infecção de ferida operatória em cirurgias abdominais: revisão integrativa.2024-12-17T11:55:07+00:00Hellora Vassurahellora.vvassura@hsl.org.brLara Arcipreti Boel Souzalara.asouza@hsl.org.brEliane Mazocoli eliane.mazocoli@hsl.org.brIsabela Gomes Musa dos Santosisabela.gmsantos@hsl.org.br<p><strong>Introdução:</strong> A infecção da ferida operatória é uma das complicações cirúrgicas mais recorrentes, sendo responsável por uma alta taxa de morbidade e mortalidade, resultando no aumento dos custos hospitalares e sofrimento do paciente. <strong>Objetivo: </strong>Identificar as evidências sobre prevenção de infecção em ferida operatória de cirurgia abdominal. <strong>Desenvolvimento:</strong> Estudo de revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram EMBASE, CINAHL, PUBMED e SCOPUS. A elaboração da pergunta de pesquisa se deu por meio da estratégia PICO, sendo: Quais as evidências na literatura sobre prevenção de infecção em ferida operatória abdominal? Foi identificado 455 artigos. A seleção dos estudos foi realizada através do programa gerenciador de referências Rayyan®, por dois pesquisadores de forma interdependentes e após a eliminação das duplicatas, leitura de títulos e resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão resultou uma amostra de 7 artigos. <strong>Considerações finais:</strong> Identificadas duas medidas de prevenção de infecção de ferida operatória em cirurgias abdominais, o uso da terapia de pressão negativa em FO abdominais abertas e fechadas e através do uso de curativos absorventes e impermeáveis de filme transparente. Entretanto, com os resultados limitados e nível de evidência encontrado, inviabiliza-se a recomendação forte das medidas identificadas no presente estudo. Assim, sugere-se a condução de pesquisas clínicas com critérios rigorosos para melhor comprovação da efetividade das medidas preventivas encontradas nesta revisão e novos estudos para identificação de outras medidas preventivas e elaboração de protocolos baseados nas melhores evidências científicas, a fim de contribuir para a melhora da prática clínica.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/995A utilização do leite materno, lanolina e laserterapia para o tratamento dos traumas mamilares: revisão integrativa2024-12-17T11:55:41+00:00Caroline Russocaroline_russo@outlook.comJuliana de Oliveira Caetanojulianajuca27@hotmail.comRafael Moreira de Andraderafael.m.a1998@hotmail.comLilian Donizete Pimenta Nogueiralilian.pimenta@baraodemaua.brJanaina Boldrini Françal@l.trAidê Amábile Coelho dos Santos Gasparaideacsgaspar@gmail.com<p>O trauma mamilar vem se tornando um assunto mais evidente, pois é um fator relevante na descontinuidade da amamentação, o que conhecemos por desmame precoce. Tem se tornado uma intercorrência comum no pós-parto e, traz sintomas indesejáveis que vão além do desconforto. Diante disso, é importante identificar artigos publicados na literatura que apresentem intervenções buscando minimizar os efeitos dessas lesões. O objetivo desse trabalho foi analisar as publicações inerentes às intervenções acima citadas que contribuíssem para a melhora dos traumas na região dos mamilos. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO), <em>PubMed Central</em> (PMC), Biblioteca virtual em saúde (BVS) e <em>Elton B. Stephens Company</em> (EBSCO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) de artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês. A busca retornou 47 estudos e utilizando critérios de exclusão como literatura cinzenta, artigos em duplicidade e revisões, foram selecionados 12 artigos. Os artigos expostos, demonstraram que leite materno, terapia a lazer e lanolina são efetivos no tratamento de traumas mamilares, deixam explicito a importância da educação do manejo do aleitamento materno como, pega, prega e posição correta do RN associado ao tratamento. A lanolina tem sido bastante estudada devido seu importante papel na hidratação, o que está diretamente relacionada ao tratamento de traumas mamilares. Em relação a terapia a lazer, a resposta álgica atua na musculatura vascular lisa diminuindo a dor na região lesionada, se tornando um dos principais benefícios do laser de baixa intensidade.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/811Violência doméstica e depressão em crianças: uma revisão narrativa2024-12-17T11:56:07+00:00Melissa Resendereolmelissa@gmail.comLara Cristina Teixeira de Siqueiralaracts@hotmail.comBelkiss Rolim Rodrigues Fraconbelkiss.rolim@baraodemaua.brLeonardo Moscovicileonardo.moscovici@baraodemaua.br<p><span style="font-weight: 400;">A violência doméstica consiste em atos de violência ocorridos dentro do ambiente familiar, envolvendo pais, filhos e familiares. Não possui distinção quanto a condição socioeconômica, sexo e idade. As experiências negativas e traumáticas reveladas por crianças que foram vítimas da violência doméstica indicam a complexidade e importância em se abordar tal tema. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar a relação entre crianças que foram expostas a violência doméstica e o desenvolvimento de depressão na infância por meio de uma revisão. Foram realizadas as buscas na plataforma Pubmed, utilizando as palavras-chave, em inglês: "Criança", "Depressão" e "Violência". Foram selecionados ao final da leitura inicial 7 artigos. A partir disso, buscou-se entender melhor essa temática, que ainda é pouco abordada. Os estudos encontrados na presente revisão mostraram que crianças expostas a conflitos domésticos, com ênfase na violência doméstica, podem desenvolver depressão na infância, causando impactos, até mesmo, na vida adulta.</span></p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/693O uso de feedback formativo no processo de avaliação em residências de saúde: uma revisão de literatura2024-12-17T11:56:36+00:00Érica Catarina Dalabonaeridalabona@hotmail.com<p><strong>Introdução:</strong> Os programas de Residência em Saúde, são uma modalidade de ensino de pós-graduação e tratando-se do processo avaliativo do residente é importante realizar uma avaliação de qualidade, com instrumentos e formatos que contribuam para a formação de profissionais com maior autonomia e capacidade crítico-reflexiva, como por exemplo, com o uso da ferramenta de feedback formativo. <strong>Objetivo:</strong> buscar na literatura informações e evidências sobre o uso do feedback formativo nos momentos de avaliação de desempenho em programas de residência em saúde. <strong> Metodologia: </strong>trata-se de uma revisão integrativa, que selecionou artigos de acordo com os critérios de inclusão nas bases de dados da BVS e Scielo. <strong>Resultados:</strong> foram encontrados cinco artigos relacionados ao tema “Feedback Formativo” os quais foram utilizados para a formulação da discussão. <strong>Conclusão:</strong> sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre a temática, porém se faz necessário que os programas de residência reconheçam esta importância e façam o uso desta ferramenta na prática, treinando e incentivando seus avaliadores.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/993 Impacto da covid-19 na saúde mental e no consumo de substâncias psicoativas em universitários: revisão integrativa2024-12-17T11:57:01+00:00Larissa Horta Esperlarissa.horta@baraodemaua.brLetícia Paola Ferreira ferreiral@outlook.comClaudia Elaine Rodrigues Moreiraferreiral@outlook.comManuela de Sousa Oseasferreiral@outlook.comRubia Paixão Benedictorubia.paixao@baraodemaua.br<p>O ingresso ao ensino superior marca uma transição decisiva na vida dos estudantes universitários, caracterizada por expectativas positivas em relação ao alcance de metas profissionais e pessoais. Contudo, a literatura científica destaca uma maior propensão a comportamentos de risco durante esse período, como o aumento no consumo de substâncias psicoativas e os desafios para a saúde mental. Além disso, os efeitos do isolamento social decorrentes da recente pandemia de COVID-19 parecem ter afetado de forma significativa a saúde mental dessa população. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da COVID-19 na saúde mental e no consumo de substâncias psicoativas em estudantes universitários. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura. A estratégia de busca utilizou os descritores DeCS/MeSH: "estudantes", "saúde mental", “pandemia”, “COVID-19" e “transtornos relacionados ao uso de substâncias". Os resultados indicaram que entre os estudantes que já apresentavam sintomas psicológicos no período anterior à pandemia, houve uma piora significativa do quadro e aumento de sintomas emocionais, desencadeando sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Em relação ao consumo de substâncias psicoativas, 73,6% dos artigos encontrados demonstraram aumento no consumo, 15,7% identificaram que o consumo se manteve o mesmo comparado ao período anterior à pandemia e 10,5% não identificou diferença estatisticamente relevante. Conclui-se que a maioria das evidências científicas aponta para um impacto negativo da pandemia na saúde mental dos universitários, resultando em um aumento significativo no consumo de álcool e substâncias psicoativas como possível estratégia de enfrentamento aos desafios decorrentes da COVID-19.</p> <p class="paragraph" style="margin: 0cm; text-align: justify; vertical-align: baseline;"><span class="normaltextrun"><strong><span style="color: black;">Palavras-chave</span></strong><span style="color: black;">: Estudantes, saúde mental, pandemia COVID-19 e transtornos relacionados ao uso de substâncias.</span></span><span class="eop"><span style="color: black;"> </span></span></p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/994Diagnósticos e cuidados de enfermagem estabelecidos a pacientes com COVID-19 em ambiente hospitalar2024-12-17T11:57:26+00:00Gabriel Teixeira Messiasf@d.brJéssica Aparecida Barboza dos Santosi@i.comMaria Catharina Canaval Augustol@l.brJuliana Pereira Machadojuliana.machado@baraodemaua.brGláucia Costa Deganiglaucia.degani@baraodemaua.brJúlio César de Oliveiraw@w.comPatricia Bodnar Giuntinipatigiuntini@hotmail.com<p>A maior parte dos indivíduos infectados com COVID-19 manifesta apenas sintomas leves, cerca de 15,0% dos pacientes sintomáticos requerem ser hospitalizados. O objetivo do estudo foi analisar as evidências científicas disponíveis na literatura acerca de diagnósticos e cuidados de enfermagem estabelecidos a pacientes com COVID-19 em ambiente hospitalar, no período de julho de 2019 a julho de 2023. Realizou-se uma revisão integrativa com trabalhos científicos selecionados na fonte de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Foram obtidos 07 artigos, todos com a participação de enfermeiros e sem homogeneidade de um mesmo autor; a Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a Revista Brasileira de Enfermagem publicaram a maior parte dos estudos selecionados (57,1%); sobre o delineamento da pesquisa, destaca-se coorte retrospectivo e estudo descritivo. Foram identificados 71 diagnósticos de enfermagem, a maioria diagnóstico real (67,6%) e 10 mais frequentes foram elegidos e instituídos os seus respectivos cuidados. Os diagnósticos mais preponderantes na amostra estudada concentraram no nível psicobiológico, sendo eles: ventilação espontânea prejudicada, troca de gases prejudicada, padrão respiratório ineficaz, nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais, diarreia, risco de lesão por pressão, risco de infecção, hipertermia, risco de glicemia instável e risco de choque. Conclui-se que a produção científica brasileira acerca dos diagnósticos e os respectivos cuidados de enfermagem estabelecidos a pacientes afetados com COVID-19 em ambiente hospitalar ainda está em crescimento, visto que a pandemia do coronavírus tem pouco tempo de existência.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/557Gamificação como ferramenta de trabalho na assistência ao idoso com Alzheimer2024-12-17T12:02:02+00:00Jéssica da Costa Alcantarajessica.alcantaraenf@gmail.com<p>O objetivo desse artigo foi realizar uma busca bibliográfica sobre o impacto do uso da gamificação na saúde do idoso com Alzheimer, uma revisão narrativa da literatura. Os benefícios da gamificação foram: interação entre os idosos, melhoria na força e mobilidade. Os impactos em geral foram positivos, as pesquisas não referiram impactos negativos, o que mostra que são necessárias mais pesquisas com esse foco, com grupos mais numerosos de idosos.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/996Fatores que influenciam na autoeficácia materna para a amamentação: revisão bibliográfica2024-12-17T12:02:29+00:00Carlos Alexandre Herzig Danagacarloscs-1000@outlook.comLarissa Guillen Fernandeslariguillen8@gmail.comJuliana Pereira Machadojuliana.machado@baraodemaua.brLauren Suemi Kawatalauren.suemi@baraodemaua.brMarisa Akiko Iwamotomarisa.iwamoto@baraodemaua.brLilian Donizete Pimenta Nogueiralilian.pimenta@baraodemaua.br<p>A prática do aleitamento e suas vantagens têm sido amplamente abordadas pela literatura científica. Há evidências de benefícios na saúde da criança a curto e longo prazo, envolvendo a saúde da mãe, a família e a sociedade. Um dos aspectos que ajuda a mãe aumentar o desejo de amamentar, é sua autoeficácia, ou seja, a mãe deve acreditar e ter a confiança de que possui os conhecimentos e habilidades suficientes para amamentar seu bebê. Este estudo objetivou identificar os fatores que influenciam na autoeficácia materna para amamentação. Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando estudos publicados na íntegra, disponíveis <em>online</em>, na língua portuguesa, nos últimos dez anos. Após leitura e análise, foram encontrados os fatores que influenciam positiva e negativamente na autoeficácia materna para amamentar e a importância do enfermeiro neste contexto. A literatura aponta que os aspectos socioeconômicos e culturais, o apoio familiar e as experiências anteriores podem ser positivos para a autoeficácia materna para amamentar. No entanto, dificuldades relacionadas à saúde mental, como a depressão e a ansiedade e o trauma mamilar influenciam de forma negativa na autoeficácia materna para amamentar. Neste contexto, o enfermeiro é profissional relevante, pois possibilita o melhor acolhimento do binômio, ajudando a criar melhor vínculo, e trazendo melhor autoeficácia para a mãe durante o aleitamento materno. É fundamental que os profissionais de saúde reúnam competências e habilidades para a assistência qualificada, buscando ter atitudes motivadoras da autoeficácia.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/837Trissomia do cromossomo 13: relato de caso de síndrome de Patau2024-12-17T12:02:56+00:00Licerio Miguellicerio.miguel@baraodemaua.brIsabela Santos Guimarãesisantosguimaraes@hotmail.comVictor Manoel da Silva Correiavictorcorreia01@hotmail.comLaís Maria Ramos Garcialais.ramos@baraodemaua.brMarília Vecchechi Bijos Zaccaromarilia.veccechi@baraodemaua.brNárima Caldananarima.caldana@baraodemaua.brTamara Cristina Gomes Ferraz Rodriguestamara.ferraz@baraodemaua.brTalita Andrea Junta Campostalita.junta@baraodemaua.brGuilherme Luna Martinezguilherme.martinez@baraodemaua.brDenise Maria Xavier Pereira Correadenise.xavier@baraodemaua.br<p>A síndrome de Patau (SP) consiste em anomalia cromossômica causada por cópia extra do cromossomo 13, com prevalência entre 1:5000 a 1:20000 nascidos vivos e dentre os fatores de risco destaca-se a idade materna avançada. Dentre os achados clínicos mais frequentes estão as malformações do sistema nervoso central, que determinam prognóstico reservado, com óbito em menos de 1 ano em até 90% dos casos. O diagnóstico pode ser aventado por alterações morfológicas em exames de ultrassonografia e a confirmação é feita por exames invasivos para avaliação do cariótipo fetal. Alguns marcadores bioquímicos podem ser quantificados na complementação diagnóstica. O presente artigo visa relatar caso de gestante atendida no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto com diagnóstico fetal de SP associada à holoprosencefalia alobar, discutindo a assistência e investigação durante o pré-natal, aspectos sociais do atendimento, assistência ao parto e prognóstico neonatal. O diagnóstico foi confirmado durante o pré-natal, após realização de amniocentese, e com 33 semanas e 3 dias de gestação, ocorreu a rotura prematura de membranas ovulares, tendo como desfecho parto vaginal. Após 3 dias de vida, em assistência neonatal em unidade de terapia intensiva, o recém-nascido apresentou bradicardia e dessaturação, evoluindo para óbito. O relato apresenta aspectos importantes no manejo de casos assim, que, além do suporte técnico obstétrico, necessitam de apoio multiprofissional, principalmente psicológico, definindo com a paciente e familiares metas e perspectivas, tendo em vista o prognóstico reservado, conferindo humanização ao atendimento, e minimizando seqüelas e repercussões negativas na vida da mãe e familiares.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/833Análise dos indicadores de desempenho de uma unidade de saúde da família e a aplicação de ferramentas da gestão da qualidade2024-12-17T12:03:23+00:00Kalliny Mirella Gonçalves Barbosakamirely64@gmail.comAntonia Jucilene da Silva Ferreira ferreiraantonia2911@outlook.comFernanda Vitória Granja Oliveirafernandagranja@outlook.com.brLeslye Fernanda Marques Pinheiromarquesleslye@gmail.comMarcia Karelly Granja Brito Macêdomrkarelly@gmail.comVitória Marina Soares Brunovitoriamarina16@gmail.com<p>Introdução: o Sistema Único de Saúde estabelece a Atenção Primária à Saúde como a principal porta de entrada para os usuários acessarem os serviços de saúde. Nessa perspectiva, para promover e avaliar a qualidade da gestão desse nível de atenção, foi instituído o Programa Previne Brasil que busca realizar o repasse financeiro com base na capitação ponderada, desempenho das equipes, critério populacional e incentivos para ações estratégicas. Objetivos: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em uma Unidade de Saúde da Família, a partir da análise dos indicadores de desempenho das equipes de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem da Faculdade Uninassau Petrolina, Pernambuco. A vivência ocorreu no período de fevereiro a junho de 2024, em que as discentes cumpriram a atividade proposta pela disciplina do curso de enfermagem durante o Estágio Curricular Supervisionado. Resultados e discussão: a análise baseou-se nos resultados do Previne Brasil referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, em que percebeu-se maior déficit no indicador que remete a realização de exames de hemoglobina glicada para identificação de pacientes diabéticos. Após a elaboração e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade, os resultados foram detalhadamente apresentados aos profissionais, fornecendo soluções para as principais deficiências identificadas. Conclusão: as atividades extramuros evidenciaram a relevância da gestão da qualidade para a resolução de problemas, contribuindo com o processo formativo dos acadêmicos e repercutindo na qualidade da atenção à saúde.</p>2024-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/836Estratégias eficazes para educação permanente sobre biossegurança: um relato de experiência com profissionais de um laboratório2024-12-17T12:03:47+00:00Yago Beserra Marinho Martinsyagoelili@gmail.com<p>Este estudo é um relato de experiência de uma educação permanente com o tema Biossegurança, realizada em um laboratório de análises clínicas. A ação foi implementada com base em metodologias ativas, utilizando estudos de caso, discussões em grupo e exposição oral para capacitar profissionais de diversas áreas, com o objetivo de promover práticas seguras e eficazes no manejo de materiais biológicos, destacando a importância da atualização contínua diante das normativas vigentes e dos desafios na área de saúde. A efetividade das estratégias adotadas foi avaliada positivamente pelos participantes, evidenciando o impacto da aprendizagem participativa e reflexiva na melhoria das práticas laboratoriais. A experiência reforça a necessidade de métodos educativos que estimulem o pensamento crítico e a colaboração entre profissionais, contribuindo para uma educação permanente mais significativa e alinhada às necessidades contemporâneas.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/777Estudo dos dados epidemiológicos e possível relação com a via de parto em gestantes de 35 a 49 anos, de 2010 a 2020, em Ribeirão Preto (São Paulo)2024-12-17T12:04:12+00:00Maria Carolina Bot Bonfimcarolinaenf2003@hotmail.comTalita Thereza Ferraztalitaferraz@outlook.comIsabela Cristina Machado Fumesisabelafumes@hotmail.comLívia Carvalho GrisoliaLivia.carvalho@hotmail.comEloisa Jardim Gomeselogjardim@gmail.comDaniele Cristina Pereira dos Santosdanih.cristina@hotmail.comRafaela Lopesrafaelalopest22@gmail.comRodolfo Oliveira Alvesrodolfooalves@gmail.comMarcella Caixeta Tavaresmarcellacaxeta@hotmail.comJúlio Cesar Zayas Cansinojulio.czayass@hotmail.comNarima Caldanadranarima@gmail.comLicerio Miguellicerio.miguel@baraodemaua.br<p>Nos últimos anos, o tema do parto tem recebido crescente atenção nas ciências sociais brasileiras. Em muito, isto se deve à discussão sobre humanização no parto. Por outro lado, o aumento nas taxas de cesariana preocupa cada vez mais pesquisadores, formuladores de políticas, profissionais de saúde e a sociedade civil, uma vez que a cirurgia está relacionada a desfechos negativos de curto e longo prazo, tanto para as mulheres quanto para os recém-nascidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a possível relação entre os dados coletados com os critérios utilizados para a escolha de resolução gestacional, abrangendo as possíveis complicações e a informação inadequada, justificada pela incongruência entre a rede de saúde e o público-alvo. A coleta de dados foi feita no DATASUS, por meio do Tabnet – SISVAN do perfil epidemiológico das gestantes de 35 a 49 anos e as informações sobre os partos destas durante o período de 2010 a 2020 em Ribeirão Preto, São Paulo. Foram analisados dados de 16.030 gestantes e representam 17,53% do total de gestantes no mesmo período em Ribeirão Preto/SP. Nesse período de 10 anos foram realizados 4.502 partos normais (28%) e 11.528 (71,9%) cesáreas. No momento do parto, 13.791 (86%) entre a 37ª e 41ª semana de gestação. Em relação aos bebês nascidos, 1.426 (8,89%) tiveram peso menor do que 2.500g ao nascer, 910 (5,67%) apresentaram Apgar entre 0 e 5 no 1º minuto de vida. As estatísticas nacionais indicam mais de 55% dos partos por via alta, sendo ainda maiores os índices encontrados na faixa etária deste estudo.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/787Uso da tecnologia na prevenção em saúde com o aplicativo Riscômetro de Acidente Vascular Cerebral2024-12-17T12:04:43+00:00Carolina Giorgettocarolina.giorgetto@baraodemaua.brMarisa Maia Leonardi Figueiredomarisa.leonardi@baraodemaua.brJaqueline Mello Portojaqueline.mello@baraodemaua.brMaria Eloisa Borges Junqueira de Mattos Frateschi maria.mattos@baraodemaua.br<p>O acidente vascular cerebral (AVC) figura entre as principais causas globais de mortalidade e incapacidade em adultos, sendo que cerca de 90% dos casos estão vinculados ao controle inadequado de fatores de risco potencialmente modificáveis. Buscando enfrentar esse desafio, a Rede Brasil AVC, em colaboração com a <em>World Stroke Organization</em> (Organização Mundial do AVC), em 2019, promoveu o aplicativo Riscômetro de AVC como uma inovação tecnológica para a prevenção global do AVC. Este aplicativo, com interface intuitiva, baixo custo e fácil implementação, oferece uma análise abrangente dos fatores de risco associados ao AVC, permitindo a identificação e gestão eficiente dos elementos de risco específicos de cada paciente. A ferramenta destaca-se por capacitar intervenções mais direcionadas e eficazes, promovendo uma abordagem personalizada na prevenção e na fase de reabilitação pós-AVC. Seu uso é endossado por organizações internacionais de renome, e o Ministério da Saúde incentiva profissionais de saúde a incorporarem e instruírem seus pacientes sobre a utilização desse novo recurso na prática clínica, especialmente em ambientes de reabilitação neurofuncional e cardiovascular. Essa iniciativa visa ampliar a conscientização global e a autogestão dos riscos associados ao AVC, proporcionando uma abordagem inovadora e eficiente para a prevenção dessa condição de saúde significativa.</p>2024-12-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação