https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/issue/feedRevista Interdisciplinar de Saúde e Educação2024-08-06T12:42:08+00:00Felipe Ziotti Naritafelipe.narita@baraodemaua.brOpen Journal Systems<p>A<em> Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação</em> (ISSN 2675-4827) é uma revista científica semestral de acesso aberto vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Investigação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá. O periódico é direcionado a pesquisas na área de ciências da saúde, bem como suas interfaces com a educação. Recebemos contribuições em fluxo contínuo e <strong>não cobramos taxas de autores nem de leitores</strong>.<br>Qualis 2017-2020 - C | <a href="https://scholar.google.com/citations?user=bHuCxKsAAAAJ&hl=pt-BR" target="_blank" rel="noopener">Índice h</a></p> <p>The<em> Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education</em> (ISSN 2675-4827) is a biannual, peer-reviewed journal supported by the Pro-Rectory of Postgraduate Studies of the Baron of Mauá University. The journal is devoted to researches in the health sciences as well as with their interfaces with education. <strong>We do not charge authors nor readers</strong>.</p>https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/832Editorial2024-07-31T19:39:19+00:00Felipe Ziotti Naritafelipe.narita@unesp.br<p>Editorial.</p>2024-07-31T13:48:26+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/759Inteligência Artificial OpenAI Chat-GPT-3.5® comparada ao método tradicional para construção de Histórias na saúde2024-07-31T19:39:20+00:00Giovani Basso da Silvagbasso70@gmail.comLucas Paulo de Souzalucaspdesouza1995@gmail.comJoão Gabriel Toledo Medeirosjoaogt@ufcspa.edu.brLucia Campos Pellandapellanda@ufcspa.edu.br<p><strong>Objetivo: </strong>desenvolver e comparar histórias em quadrinhos sobre depressão na infância pelo método tradicional e pelo uso de Inteligência Artificial. <strong>Método: </strong>Trata-se de um estudo metodológico no qual foram comparadas duas formas de produzir conteúdo para Histórias em quadrinhos: a construção de histórias em quadrinhos de forma tradicional e a construção de histórias em quadrinhos através do uso de inteligência artificial. A etapa de validação e disponibilização do material ocorreram da mesma forma para os dois formatos de produção de conteúdo. <strong>Resultado: </strong>Ambos os métodos deram origem a um personagem principal e seis personagens coadjuvantes, porém o método tradicional possibilitou a realização de 16 quadros de história e o método por inteligência artificial 8 quadros de história. Idealizou-se que as histórias em quadrinhos acontecessem em 3 momentos distintos. A apresentação do personagem, a ajuda e a terapia. Conclusão: As histórias em quadrinhos são uma das várias formas de cuidado em saúde. A utilização de recursos como esse permite uma aproximação entre profissional-paciente-família, o que pode auxiliar no tratamento e garantir que efeitos indesejáveis diminuam. A construção do material pelas duas formas foi satisfatória e propiciou um olhar no que diz respeito ao uso da inteligência artificial na área da saúde. Um fator limitante é a capacidade de geração de imagens através de textos, até o momento da publicação deste artigo, as plataformas de inteligência artificial não geram imagens através de grandes textos, tendo como limitação e necessidade a ilustração por pesquisadores humanos.</p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/755 Política de saúde da trabalhadora e do trabalhador: qualidade de vida do trabalho docente à promoção do desenvolvimento territorial sustentável e saudável2024-07-31T19:39:21+00:00Lígia Panhozi de Camargo Nogueiraligiapanhozi@gmail.comRoberto Eduardo Buenoroberto.bueno@ufpr.br<p>Ao longo dos anos, as concepções de trabalho vêm passando por constantes transformações. O trabalho docente constitui-se em, além de ensinar os conteúdos programados, mobilizar e socializar a população por meio da escola e contribuir para o desenvolvimento sustentável deste território de abrangência da comunidade escolar. A qualidade de vida está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica e social, bem como à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, permitindo uma visão ampliada sobre as condições de saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) pode ser aplicada ao contexto específico do trabalho docente, destacando suas contribuições para a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos professores e para o desenvolvimento territorial sustentável e saudável. A metodologia desse estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, descritiva por meio da análise de conteúdo do documento oficial da PNSTT, através do <em>software</em> QDA Miner Lite<em>®</em>. Resultou-se na prevalência das categorias da QVT: saúde dos trabalhadores 48,8% (f=123) e Meio Ambiente 11,9% (f=30). Desta forma, o estudo buscou se aprofundar na investigação da PNSTT direcionadas ao trabalho docente para que se possa pensar, planejar estratégias e ações comunitárias e de políticas públicas, de forma a interagir entre si e se materializar, ao longo do tempo, em resultados que visam atingir o desenvolvimento local, para uma boa QVT docente e a melhora nos respectivos domínios da QV para a promoção da saúde pública/coletiva.</p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/518O erro médico e a responsabilização civil no grande ABC paulista: um estudo descritivo2024-08-01T20:09:09+00:00Robinson Henriques Alvesrobinson.alves@online.uscs.edu.brVictor Martins Lealvictor.martins.leal@gmail.comGabriel Guilherme Pinheirogabrielgpinheiro5@gmail.comLeandro Mesquita Avellarleandro.avellar@hotmail.comGregório Fernandes Melnikgregoriomelnik84@gmail.comGustavo Soares Teixeiragustavosteixeiraa@gmail.comAdriano Vieira de Sousaadryanovieira@yahoo.com.br<p><span style="font-weight: 400;">Introdução: O estudo analisou o perfil das ações por erro médico na região metropolitana do grande ABC Paulista, no ano de 2022. Objetivos: O objetivo principal do estudo foi descrever o perfil das ações por erro médico, destacando as especialidades médicas mais sujeitas a processos judiciais, a procedência das ações em primeiro grau de jurisdição, o valor das causas, a atuação dos profissionais do setor público e privado, a participação dos médicos em litisconsórcio com pessoas jurídicas e a natureza dos danos alegados pelos demandantes. Método: Foi realizada uma pesquisa utilizando o termo "ERRO MÉDICO" em bancos de dados públicos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foram incluídas sentenças de processos cíveis e do Juizado Especial Cível, desde que não estivessem sob segredo de justiça. Foram excluídas sentenças que não tratavam sobre responsabilidade civil e atos médicos. A análise das sentenças considerou elementos como localidade, especialidade médica, procedência das ações, valor das causas e participação de profissionais médicos em litisconsórcio. Resultados: Foram analisadas 180 sentenças que atenderam aos critérios metodológicos. A maioria das ações foi movida contra serviços privados de saúde (57,78%). As especialidades médicas mais sujeitas às demandas judiciais foram ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência, e cirurgia geral. A maior parte das ações foi julgada improcedente (73,33% em São Bernardo do Campo, por exemplo), e os profissionais médicos tiveram menos condenações do que as pessoas jurídicas em que trabalhavam.Conclusão: Os resultados do estudo indicaram que a maioria das ações por erro médico na região do ABC Paulista é julgada improcedente, e médicos possuem um número menor de condenações do que as instituições onde prestam serviços. As especialidades mais demandadas e os tipos de danos alegados pelos demandantes também foram identificados. No entanto, são necessárias mais pesquisas para compreender os motivos por trás desses resultados.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Erros Médicos. Judicialização da Saúde. Ética Médica.</span></p> <p> </p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/809Intervenção educativa sobre pressão arterial invasiva para equipe de cuidados críticos: estudo quase-experimental2024-07-31T19:39:23+00:00Michele Dolmen Wiezelmicheledolmen@outlook.comTalita Cristina Paixão Martinstalitapaixao81@gmail.comTalita Ribeiro Chula Chavestatahchula@gmail.comHeloisa Helena Robles Penhaheloisapenha29@gmail.comRegilene Molina Zacareli Cyrilloregilene.zacareli@baraodemaua.brJuliana Pereira Machadojpmachado311@gmail.com<p>No cuidado crítico é essencial monitorizar parâmetros vitais com intervalos mínimos de tempo. A medida invasiva da pressão arterial é bastante empregada para pacientes hemodinamicamente instáveis, com drogas vasoativas ou em estado de choque, para os quais é indispensável e fator crítico no sucesso do tratamento. Pela cateterização de uma artéria, faz-se acompanhamento preciso e constante da PA, que propicia à equipe multidisciplinar prestar uma assistência mais complexa e assertiva. Realizou-se estudo quase-experimental, para avaliar o efeito de uma atividade educativa relacionada à medida direta da PA, sobre conhecimento da equipe de enfermagem nos setores críticos, contou com 37 participantes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de graduandos em enfermagem, cujo conhecimento foi medido por questionário antes e após a intervenção educativa, aplicados em aparelho celular por meio da digital <em>Google Forms</em>®.Os resultados revelaram que houve um aumento do conhecimento dos profissionais sobre a assistência hospitalar prestada ao paciente em uso de PAi, desde a finalidade, indicações clínicas, complicações, manutenção de permeabilidade, até os diagnósticos e intervenções de enfermagem que permeiam essa condição clínica. Este estudo alcançou os seus objetivos de analisar os impactos de uma intervenção educativa acerca do conhecimento dos profissionais de enfermagem e os resultados obtidos demonstraram que a intervenção educativa contribuiu com o maior conhecimento dos participantes, associada à utilização de meios da metodologia ativa e dispositivos tecnológicos que contribuíram para o alcance de conhecimento entre os profissionais.</p>2024-07-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/808Segurança do paciente com risco de lesão por pressão: elaboração de folder educativo2024-07-31T19:39:24+00:00Mônica Dilene de Souzamonica.dilene@baraodemaua.brGabrielle Peres Precinotomonica.dilene@baraodemaua.brLorena Silva Maframonica.dilene@baraodemaua.brMaria Eduarda Vianamonica.dilene@baraodemaua.brJuliana Pereira Machadojuliana.machado@baraodemaua.br<p>A pele é o maior órgão da estrutura física do corpo humano, o que torna a sua avaliação, de suma importância na detecção de possíveis lesões. A lesão por pressão (LPP) é o termo usado para definir lesões caracterizadas como danos, causados na pele devido à compressão de proeminências ósseas, na maioria das vezes, por um período de tempo, somado a outros fatores de risco que podem ser intrínsecos ou extrínsecos. As LPP são consideradas um grande desafio para os enfermeiros e um evento adverso evitável, através da prevenção e detecção precoce dos primeiros sinais, sendo sua incidência considerada um indicador de má qualidade da assistência. O presente estudo objetivou a elaboração de folder educativo, sobre medidas de prevenção para cuidadores e/ou familiares de pacientes com risco de lesão por pressão. O método utilizado foi a pesquisa metodológica, realizada a partir de materiais disponíveis em formato eletrônico, literatura nacional, dos últimos 5 anos, sobre segurança do paciente com risco de LPP, com ênfase em medidas preventivas, sendo utilizados os seguintes descritores: lesão por pressão; prevenção; enfermagem; cuidadores. O folder foi redigido de forma simples, com ilustrações atrativas e comunicação clara, em concordância com a temática abordada e foco no público-alvo. O resultado obtido foi a confecção do material educativo, em formato de folder destinado aos familiares/cuidadores de pacientes com risco de desenvolver LPP. Conclui-se, ser o cuidado do paciente com risco de desenvolver LPP, um grande desafio e a educação em saúde, a melhor forma de prevenção.</p>2024-07-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/806Percepção de uma equipe de atenção primária à saúde sobre a assistência à mulher privada de liberdade2024-07-31T19:39:25+00:00Ana Clara Cardoso de Oliveiraclaraoliveiracard@gmail.comCarolina Machadocarollmachado02@gmail.comMariana Oliveira Alves da Silveiramarianaasilveira1804@gmail.comAidê Coelho dos Santos Gasparaide.coelho@baraodemaua.brLilian Donizete Pimenta Nogueiralilian.pimenta@baraodemaua.brLauren Kawatalauren.suemi@baraodemaua.br<p>O aumento do número de mulheres privadas de liberdade e a diminuição de profissionais de saúde nos presídios fazem com que as mulheres sejam atendidas em unidades externas. Esta pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, objetivou identificar e analisar a percepção de uma equipe de Atenção Primária à Saúde – APS sobre a assistência à mulher privada de liberdade na Unidade Básica de Saúde (UBS). O cenário da pesquisa foi uma UBS localizada no Distrito Sul de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil e referência para assistência à mulheres privadas de liberdade no município. A amostra foi composta por cinco profissionais de saúde. Para coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada. Análise dos dados foi realizada por meio de análise temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Barão de Mauá. Os dados oriundos das entrevistas foram categorizados nos seguintes temas: “A igualdade na abordagem durante a assistência à mulher privada de liberdade e a singularidade da rotina no atendimento na UBS”; “A diferença no fluxo da assistência à mulher privada de liberdade”; “A ausência de longitudinalidade como dificultadora da assistência à mulher privada de liberdade na UBS”. Concluímos que a percepção dos profissionais de uma equipe de APS sobre à assistência à mulher privada de liberdade na UBS envolve o atendimento à saúde com igualdade, equidade e respeito, buscando abordagem humanizada, reconhecendo as dificuldades pela ausência de longitudinalidade do cuidado realizado na unidade e pela integralidade.</p>2024-07-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/2675-4827.v5n1a2024.7Análise comparativa da evolução completude dos dados de coqueluche nas cinco regiões brasileiras: período 2007-20202024-07-31T19:39:26+00:00Emanuelly Cácio Geraldoemanuelly_cacio@hotmail.comLorrane Janaina Reislorranejanaina.reis@gmail.comYasmim Emili Munizyasmim.muniz00@gmail.comTania Aparecida Cancian Masellatania.cancian@baraodemaua.brMonica Magalhães Costa Zinimonicamczini@baraodemaua.brLucila Costa Zini Angelottilucila.angelotti@baraodemaua.br<p>A coqueluche, uma doença infecciosa que acomete o sistema respiratório, é a quinta maior causa de mortalidade por doenças imunopreveníveis em crianças menores de cinco anos. O objetivo desse estudo foi comparar a evolução temporal da completude dos dados dos casos da doença notificados no Sinan, nas cinco regiões brasileiras, entre 2007 e 2020. No período analisado, a doença acometeu mais frequentemente pessoas do sexo feminino, brancas e com menos de 5 anos. A maior parte dos casos evoluiu para a cura. A completude dos dados de zona de residência, faixa etária, faixa etária menor que um ano, sexo, gestante e critério de confirmação se manteve entre excelente e muito boa em todas as regiões. Os dados de raça/cor mantiveram completude muito boa a excelente nas regiões Norte e Sul, oscilando entre regular e ruim nas demais regiões, algo prejudicial à compreensão de fatores demográficos de risco para o adoecimento. A evolução dos casos teve completude muito boa a excelente no Sul, Sudeste e Nordeste, regular a ruim no Centro-oeste e muito boa a ruim no Norte, fato desfavorável ao cálculo das taxas de cura e óbito. Apesar da boa completude na maior parte das variáveis demográficas no período, destaca-se a importância da melhoria da qualidade dos registros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, que apresentaram completudes de dados essenciais mais baixas, indicando a necessidade de maior atenção dos gestores e de preparo dos profissionais de saúde para a realização dos registros de modo adequado e eficaz.</p>2024-07-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/812Monteverdia ilicifolia (espinheira-santa): uma breve revisão e relato de uma experiência de uso2024-07-31T19:39:27+00:00Telma Regina Ramos Silvatelma.ramos@baraodemaua.brDébora Simone Salesdebora.cesar@yahoo.com.brFábio Carmonacarmona@usp.br<p>O consumo de fitoterápicos é secular entre as populações para alívio de dores, cura de doenças e controle de pragas. No Brasil, o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos tem por objetivo, entre outros, garantir acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. A espécie vegetal <em>Monteverdia ilicifolia</em> (Mart. ex Reissek) Biral (Celastraceae), conhecida popularmente como espinheira-santa, destaca-se no tratamento de gastrite e úlcera péptica. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão narrativa da literatura sobre esta espécie utilizando bases de dados online do Ministério da Saúde do Brasil, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Public Medline or Publisher Medline (PubMed) e ScienceDirect. As buscas foram realizadas sem espaço temporal específico utilizando as palavras <em>Maytenus ilicifolia</em> (nomenclatura anterior da planta) e gastrite. Foram incluídos artigos de revisão botânica, estudos etnobotânicos, pesquisas não-clínicas <em>in vivo</em> e <em>in vitro</em> e clínicas com seres humanos, e excluídos artigos sobre outra espécie de <em>Monteverdia</em>, biotecnologia, biodiversidade e bioeconomia, fitoquímicos, legislação e levantamentos etnobotânicos sobre múltiplas plantas. Foi possível verificar que existem mais estudos <em>in vitro</em>, em animais e etnobotânicos do que ensaios clínicos com seres humanos e todos contribuem corroborando a ação gastroprotetora da espinheira-santa. Tal ação está relacionada aos metabólitos polifenois, esteroides e triterpenos pelo mecanismo de ação semelhante aos medicamentos sintéticos sem efeitos colaterais. Conclui-se esta planta tem potencial para o tratamento de pacientes com gastrite e úlcera péptica, embora mais estudos em seres humanos sejam necessários.</p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/751Potenciais e desafios do trabalho interprofissional em programas de pós-graduação: uma revisão narrativa2024-07-31T19:39:28+00:00Ana Clarissa Lopes Silva Damascenoanaclarissa.lsilva@gmail.comLílian Bello Rocha Tamboneliubello@yahoo.com.brBruno Prata Martinezbrunopmartinez@hotmail.com<p>A integração entre os saberes com a horizontalização das especialidades reflete diretamente na qualidade do cuidado, possibilitando o atendimento mais integral e de acordo com as necessidades do usuário. O presente estudo teve por objetivo identificar potenciais e desafios para o trabalho interprofissional em estudos realizados com alunos e egressos de pós- graduações no Brasil, com base em uma revisão narrativa realizada em três bases de dados. A residência multiprofissional, enquanto formação, é um potencial para o desenvolvimento da interprofissionalidade nos serviços, no entanto o programa de residência é considerado um desafio, quando propõe a prática colaborativa através das modificações nos processos de trabalho. O modelo biomédico é considerado um obstáculo para o desenvolvimento da prática colaborativa nos serviços, assim como resistências a interdisciplinaridade e ao trabalho interprofissional. A educação interprofissionalizante adotada pelas instituições de modo continuo é considerada como um potencial para receptividade e desenvolvimento do modelo de trabalho baseado na prática colaborativa.</p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/756Feedback como ferramenta de aprendizagem na preceptoria em saúde: revisão integrativa2024-07-31T19:39:28+00:00Mayara Dailey Freire Mendesmayaradailey4@gmail.comNívya Carla de Oliveira Pereira Rolimrolimnivya@gmail.comJaqueline de Barros Lemosjaqueline_barroslemos@hotmail.comJuciene Monteiro Pereira e Silvasilva_jr7@hotmail.com<p>Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, englobando produções científicas que abordam o uso do <em>feedback</em> como ferramenta de aprendizagem na preceptoria. Foi realizado levantamento bibliográfico na base de dados Pubmed/Medline, utilizando-se os descritores: "<em>Preceptorship</em>", "<em>Feedback</em>" e "<em>Learning</em>". Foram incluídos textos científicos disponíveis na íntegra, publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. O objetivo da pesquisa foi realizar revisão integrativa da literatura sobre a importância do <em>feedback</em> como ferramenta de aprendizagem a ser utilizada na preceptoria em saúde<strong>. </strong>Os resultados apontaram para a seleção de 06 artigos internacionais. Conclui-se que o <em>feedback</em> se constitui uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem, como uma estratégia de mediação e motivação, porém são necessários estudos qualitativos e quantitativos que investiguem o <em>feedback</em> no ambiente de ensino-aprendizagem para sua melhor implementação na preceptoria na área da saúde.</p>2024-07-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/748Percepção dos enfermeiros sobre preceptoria no processo de formação multiprofissional em saúde: revisão integrativa2024-08-06T12:42:08+00:00Beatriz Aguiar da Silvabia_aguiar12@hotmail.comLinda Ines Pereira Cardosolindaines_cardozo@hotmail.comLinalva Oliveira Santoslinalvaosantos@gmail.comAntonio Joelmir Portela da Silvajoelmirportela@gmail.comFernanda Cintra Limafernutricao@hotmail.comClariana Casagrande da Silvaenfermeiraclariana@gmail.com<p><strong>Objetivo: </strong>Avaliar a percepção dos enfermeiros sobre preceptoria como processo de formação em saúde multiprofissional.<strong> Métodos: </strong>Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de 21 a 22 de outubro. Realizou-se uma busca de alta sensibilidade nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine and the National Institutes of Health (PUBMED), cruzando operadores booleanos AND e OR. Forma incluídos estudos primários e excluídos teses e dissertações. Houve delimitação de 5 anos e idiomas português, inglês e espanhol. <strong>Resultados: </strong>A busca resultou em um total de 238 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 21 artigos que trazem os principais resultados, destacando a percepção dos enfermeiros sobre a preceptoria como processo de formação para área da saúde.<strong> Considerações finais: </strong>Aponta subsídios para melhoria na prática clínica, além de identificar inúmeros desafios ao desempenhar o papel de preceptor, corroborando com a importância da integração ensino serviço para o fortalecimento da formação em saúde.</p> <p><strong>Palavras-chaves: </strong>Enfermagem, Preceptoria, Formação profissional em Saúde, ensino.</p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/802Ação dos inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 na insuficiência cardíaca: uma revisão sistemática2024-07-31T19:39:29+00:00Victoria Gomes Milanesi Garnier Cavallierivcavallieri@hotmail.comDilson Antônio Ferro Netodilson.ferro@outlook.comGiulia Slompgiuslomp@gmail.comUlisses Ávila Reisui.lis@hotmail.comVitória Camille Beletato Nascimentovitoriabeletato14@outlook.comWilson Roberto Malfaráwilson.malfara@baraodemaua.br<p>Os inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (iSGLT2) são responsáveis por promover a excreção da glicose por meio do efeito diurético, ocasionando na melhora do perfil glicêmico, além de impactar favoravelmente na função cardíaca. O objetivo do estudo foi avaliar a utilização clínica dos fármacos que inibem o cotransportador SGLT2 no tratamento de insuficiência cardíaca (IC) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2). A busca foi conduzida de maneira sistemática nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Google Acadêmico e Medline durante o mês de julho de 2023, considerando publicações apenas na língua inglesa, portuguesa e espanhola, incluindo ensaios clínicos randomizados controlados, os quais abrangeram populações portadoras de IC e DM2. Os resultados demostraram que o uso dos iSGLT2 em comparação com o placebo ocasionou no aumento dos efeitos cardiovasculares, apresentando um risco de 30% menor de hospitalização por IC, morte por todas as causas e morte cardiovascular, além de diminuir os volumes sistólico e diastólico do ventrículo esquerdo (VE) e impactar positivamente na inclinação da taxa de filtração glomerular estimada (TFGe). Essas descobertas ressaltam o impacto significativo e os benefícios proporcionados pelos iSGLT2 no contexto do tratamento da IC, enfatizando a relevância das pesquisas clínicas voltadas para a eficácia dessa classe medicamentosa e o destaque dos efeitos cardiovasculares provocados, impactando consequentemente na redução das taxas de mortalidade e morbidade. </p>2024-07-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/807Abertura de vias aéreas no politraumatizado: uma revisão integrativa para cuidados de enfermagem2024-07-31T19:39:30+00:00Bruna Lúcia da Silvabruna.lucia3@hotmail.comClara Rosa Stellaclarastella2014@hotmail.comGiuliana Alves Milanezgiulianamilanez2401@gmail.comJuliana Pereira Machadojuliana.machado@baraodemaua.brCésar Eduardo Pedersolicpedersoli@unaerp.brGlaucia Costa Deganiglaucia.costa@baraodemaua.br<p>O trauma é um problema de saúde pública e a abertura de vias aéreas com controle da coluna cervical é uma das prioridades do atendimento inicial da vítima politraumatizada. Diante disso, o presente estudo analisou as evidências científicas acerca da prioridade abertura de vias aéreas. Objetivo: analisar as evidências cientificas acerca da prioridade de abertura de vias aéreas no atendimento inicial do politraumatizado. Método: Tratou-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e BVS, entre 2013 e 2022, disponíveis on-line gratuito, que contemplassem ações para a avaliação inicial e atividades para intervenções de enfermagem, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram encontrados 891 artigos, sendo excluídos 883 por não atingirem os objetivos da pesquisa, 3 estarem duplicados e 1 não disponível na íntegra, totalizando 4 publicações selecionadas. Foram elaboradas 3 categorias temáticas: formação profissional, avaliação (anamnese e exame físico) e intervenção de enfermagem: abordagem da via aérea difícil. Conclusão: Apesar das limitações de estudos voltadas para enfermagem e que, na maioria o nível de evidência foi VI, conclui-se que o plano de cuidados de enfermagem na abertura de vias aéreas deve iniciar-se pelo preparo técnico e embasamento científico para a tomada de decisões durante a anamnese e exame físico da via aérea, manutenção da permeabilidade das vias aéreas com aspiração de conteúdos, se presentes, inserção de dispositivos específicos e monitorização das condições de oxigenação; na colaboração com a equipe de atendimento na manutenção da via área definitiva. </p>2024-07-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/795Uso off label de medicamentos para o tratamento da obesidade: uma revisão integrativa2024-07-31T19:39:31+00:00Ana Laura Sartore Galatianalauragalati@hotmail.comAna Luiza Merigo Lopesanamerigo321@outlook.comEster Carolina de Aguiar Messiasestercarolina2016@gmail.comAndrea Queiroz Ungariandrea.queiroz@baraodemaua.br<p>O aumento indiscriminado do uso de medicamentos no tratamento da obesidade é uma tendência preocupante. Embora existam diversas abordagens para combater a obesidade, a mais recomendada é a reeducação alimentar aliada à prática usual de exercícios físicos. Quando necessário, o tratamento farmacológico e cirúrgico pode ser considerado. Os medicamentos oficialmente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para esse fim incluem sibutramina, orlistate e liraglutida. Esta revisão de literatura, conduzida por meio das bases de dados MEDLINE via PubMed, SciELO e Google Acadêmico, tem como objetivo analisar o uso <em>off-label</em> de medicamentos no tratamento da obesidade. O foco é identificar os principais medicamentos utilizados e os riscos relacionados ao seu uso. Medicamentos <em>off-label</em> para perda de peso incluem antidepressivos, anticonvulsivantes, anorexígenos e antidiabéticos, com destaque para semaglutida, topiramato e dimesilato de lisdexanfetamina. O uso <em>off-label</em> desses medicamentos é habitual, mas é imperativo avaliar os riscos e benefícios de maneira personalizada, sob a supervisão de profissionais de saúde. A pesquisa contínua e uma abordagem multidisciplinar são essenciais para compreender completamente os impactos e implicações dessa prática, visando à segurança e eficácia a longo prazo no controle do peso corporal.</p>2024-07-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/780Farmácias Vivas: instrumento para viabilização da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS): uma revisão narrativa2024-07-31T19:39:32+00:00Julio Cezar Borellajulio.borella@baraodemaua.brDouglas Valente Barbosavalentenakata@hotmail.comLarissa Oliveira da Silvalsilvaoliveira755@gmail.com<p>A Farmácia Viva foi instituída pelo Ministério da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) como modelo de farmácia inserido na estrutura da Assistência Farmacêutica Nacional. Essa abordagem abarca o cultivo e o processamento de plantas medicinais, além da dispensação de fitoterápicos. O propósito deste trabalho consistiu em realizar revisão bibliográfica que abordasse o impacto da Farmácia Viva no SUS e seu papel na promoção da fitoterapia. O intuito foi analisar as possíveis vantagens desse programa para a saúde pública e a sociedade. As informações levantadas nas bases de dados permitiram que se concluísse que as Farmácias Vivas têm demonstrado relevância significativa nos âmbitos político, econômico e social, emergindo como uma alternativa segura para os cuidados com a saúde. Elas oferecem acesso às ervas medicinais e informações essenciais para pessoas, principalmente aquelas de camadas socioeconômicas menos favorecidas. Algumas Farmácias Vivas (Fortaleza-CE, Campinas-SP, Betim-MG e Jardinópolis-SP) são modelos para construção da política de saúde em defesa e fortalecimento ao uso e manipulação de plantas medicinais em todo país, principalmente se estiverem associadas às universidades públicas, ou privadas, trazendo vantagens para a saúde pública e benefícios econômicos para a região, se houver a possibilidade de formação de cadeias produtivas locais para fitoterápicos. No entanto, ressalta-se que parte dos municípios que possui Farmácias Vivas menciona a dificuldade de estabilidade das atividades por descontinuidade de envio de recursos pelos governos municipal, estadual e federal.</p>2024-07-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/773Barreiras, dificuldades, e obstáculos na formação em serviço dos residentes pertencentes aos Programas de Residências Multiprofissional em Saúde no Brasil 2024-07-31T19:39:33+00:00Flavia Almeidafpa.vinha@gmail.com<p><strong>Introdução: </strong>Os Programas de Residência Multiprofissional, fomentados pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, são tidos como padrões de excelência na pós-graduação em saúde no país. Entretanto, tendo em vista a fragilidade do cenário das políticas públicas do Brasil voltadas para a educação e para a saúde, tais programas tem passado por um esvaziamento da proposta de formação. <strong>Objetivos:</strong> Averiguar quais barreiras/dificuldades/obstáculos são observados no universo do ensino aos residentes dos Programas de Residências Multiprofissional em Saúde no Brasil, realizando um panorama dos trabalhos publicados nesta área. <strong>Metodologia:</strong> Foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho exploratório e descritivo, a partir da busca por artigos publicados no período de jan/2005 à set/2023 em periódicos científicos indexados nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos CAPES/MEC, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e Scientific Electronic Library Online (SciELO) - BR. <strong>Resultados:</strong> A amostra final foi composta por 07 artigos selecionados na etapa de inclusão. Nos mesmos, foram encontradas barreiras, dificuldades e obstáculos relacionados tanto aos aspectos da formação em saúde (ensino) quanto à gestão dos serviços (serviço), o que acaba gerando consequências nefastas à assistência/prestação de serviço (comunidade) <strong>Conclusão:</strong> É chegada a hora do engajamento em praxis embasadas nas prerrogativas legais e éticas da formação de trabalhadores em saúde no Brasil, de forma que possa ser entregue tanto aos alunos (que, no futuro, irão compor o quadro funcional de trabalhadores do SUS) quanto à comunidade um serviço (educacional e de assistência a saúde) de qualidade.</p>2024-07-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/597O ensino centrado no residente: uma revisão integrativa sobre um novo paradigma na formação profissional2024-07-31T19:39:34+00:00Janderlandes Leão Chaves Medeirosjane2012medeiros@hotmail.com<p>Este artigo tem como objetivo de analisar pesquisas existentes sobre o método de ensino centrado no residente. Este estudo é uma abordagem educacional que prioriza o desenvolvimento do residente como profissional autônomo e pensador crítico. A metodologia abordada foi uma revisão integrativa conduzida pelas bases de dados acadêmicas <em>scielo</em>, revistas eletrônicas, periódicos acadêmicos que abordam o tema em questão. Os resultados revelaram uma série de benefícios associados ao ensino centrado no residente, incluindo uma maior satisfação dos residentes, melhoria na retenção de conhecimento, desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e aumento da autonomia profissional. Além disso, foram identificados alguns desafios e barreiras associados à implementação do ensino centrado no residente, como resistência por parte dos preceptores, limitações de tempo e falta de recursos. Com base nos resultados encontrados, sugere-se que o ensino centrado no residente seja adotado como uma abordagem educacional mais amplamente implementada em programas de residência, visando melhorar a formação dos residentes e prepará-los para futuras práticas profissionais.</p>2024-07-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/733A avaliação formativa como estratégia do processo avaliativo utilizada pelo preceptor no programa de residência multiprofissional do hospital universitário do Piauí2024-07-31T19:39:35+00:00Joana Darc Lima Silvaasjoanadarclima@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo descrever a experiência do processo avaliativo dos discentes em Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O estudo resultou de uma ação educacional planejada e executada, materializada em um plano de avaliação dos residentes, incluindo a perspectiva de avaliação formativa e utilizando os seguintes instrumentos: autoavaliação, avaliação 360 graus, avaliação por pares e a inclusão do feedback durante todo o processo avaliativo. A ação educacional foi desenvolvida com o grupo de educandos da Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos da categoria de Serviço Social e os preceptores Assistentes Sociais, totalizando quatro residentes e quatro preceptoras. O estudo demonstrou a importância da diversificação dos métodos avaliativos, tornando-o mais participativo, qualitativo, formativo e horizontal. Este estudo limitou-se a uma experiência implantada em um programa de residência específico, com o objetivo de aperfeiçoar o método avaliativo utilizado, mesmo considerando os desafios exigidos, como, no caso, envolver mais sujeitos no processo.</p>2024-07-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/826Atividades do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Produção Científica do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá em 2023: relato de experiência2024-07-31T19:52:11+00:00Eloisa Maria Gatti Regueiroeloisa.gatti@baraodemaua.brElaine Cristine Lemes Mateus de Vasconcelosl@lo.comEveraldo Encide de Vasconcelosr@u.brFelipe Ziotti Naritafelipe.narita@baraodemaua.br<p>O Núcleo de Apoio à Pesquisa e Produção Científica em Fisioterapia (NaPPFisio), do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) faz parte das políticas de investigação científica do curso e visa a publicação de textos científicos, com vistas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e avaliações institucionais, além de viabilizar o processo de ensino e aprendizagem, complementando as habilidades e competências relacionadas à tríade ensino, pesquisa e extensão (Silva; Mendoza, 2020). O núcleo contempla temas relevantes ao aprimoramento docente e à produção científica, que tem importância permanente (Soares; Severino, 2018) como fator de impulsão à ciência, tecnologia, inovação e competitividade (CNPQ, 2023). Esse relato de experiência tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo NaPPFisio no ano de 2023.</p>2024-07-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/750Ações educativas interprofissionais: relato de experiência no contexto da Residência Multiprofissional em Saúde2024-07-31T19:39:36+00:00Graziele Kariny Belgrazikbel@gmail.comKênia Silva Pereirakenias.pereira2018@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> Dentre os aspectos que podem ser qualificados no processo de ensino-aprendizagem presentes na prática da preceptoria na área da saúde, destaca-se a prática da interprofissionalidade, através da Educação Interprofissional. <strong>Objetivos:</strong> Descrever e analisar a elaboração e implementação de um plano de ação pedagógica interdisciplinar realizado com os residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, em uma Unidade de Saúde da região metropolitana de Curitiba. <strong>Metodologia: </strong>Relato de experiência, do tipo descritivo. Utilizou-se como metodologias ativas de ensino-aprendizagem os estudos dirigidos, avaliações diagnósticas, feedbacks, consultas compartilhadas e o Portifólio Reflexivo. <strong>Resultados: </strong>A ação educativa interprofissional impactou positivamente o contexto da Residência Multiprofissional e o processo de trabalho da Unidade de Saúde, por incentivar a mobilização dos atores envolvidos e contribuir para a revisão do processo de trabalho, ao propor uma abordagem colaborativa com vistas à integralidade do cuidado. <strong>Conclusão: </strong>A utilização do plano de ação pedagógica interdisciplinar, com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem propiciou a aprendizagem significativa dos atores envolvidos e a reflexão da prática multiprofissional. A interprofissionalidade favorece a atuação centrada no paciente, a identificação das necessidades de saúde e o compartilhamento de práticas e procedimentos, mas encontra ainda muitas barreiras à sua aplicabilidade.</p> <p> </p>2024-07-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/634Variação anatômica das artérias frênicas inferiores: um relato de caso2024-07-31T19:39:37+00:00Ulisses Avila Reisui.lis@hotmail.comEmilly Mões Oliveiramimi97_lvs@hotmail.comFabrício Martins Pereira Filhofabriciomartinsf@icloud.comJoão Victor Silveira CamargoJvcamargo2009@hotmail.comJúlia Beatriz Ribeirojubribeiro01@gmail.comLorena Vieira MendonçaLorenavieiramendoncaa@gmail.comPaloma Beatriz Rosa Nunes de Souza Chinipalomabeatriz1@hotmail.comSarah Andrade Reis de Oliveira sarahandradereis@gmail.comCamila Albuquerque Melo de Carvalhocamila.melo@baraodemaua.brEloisa Maria Gatti Regueiroeloisa.gatti@baraodemaua.brÉdson Donizetti VerriEdson.verri@baraodemaua.br<p>A vascularização do músculo diafragma é fundamental para sua função fisiológica, sendo as artérias frênicas inferiores as principais fontes de aporte sanguíneo dessa estrutura. O objetivo deste relato de caso foi descrever uma variação anatômica incomum das artérias frênicas inferiores, encontrada em peça cadavérica durante dissecação no Laboratório de Anatomia Humana do curso de Medicina de uma instituição de ensino no interior de São Paulo. Além disso, para complementar o estudo, foi realizada revisão bibliográfica nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico e Scielo, por meio dos descritores "<em>inferior phrenic artery</em>" e "<em>anatomic variation</em>", utilizando o operador <em>booleano</em> AND. A partir da dissecação, observou-se uma variação anatômica peculiar: as artérias frênicas inferiores originavam-se de um tronco comum da artéria gástrica esquerda, contrastando com sua origem tradicional na aorta abdominal. Somado a essa descoberta, foram encontrados, no levantamento bibliográfico realizado, estudos que relatavam outras arquiteturas desses vasos, sendo a origem no tronco celíaco a mais descrita. Ademais, foi constatado que o surgimento dessas artérias pode ocorrer de forma independente ou por meio de um tronco comum, como mostraram os trabalhos analisados. Relativo ao que foi exposto, é possível afirmar que o entendimento das variações anatômicas é de fundamental importância para o planejamento de intervenções cirúrgicas, a fim de evitar complicações e aprimorar a qualidade dos cuidados aos pacientes.</p>2024-07-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/810O uso do canabidiol no tratamento de crianças com síndrome de West2024-07-31T19:39:38+00:00Daniela de Paula Vieira de Paula Vieiraamadeu.pasqualim@baraodemaua.brTayná Beatriz Paroleziamadeu.pasqualim@baraodemaua.brWallace Berenguel Controamadeu.pasqualim@baraodemaua.brDenissani Aparecida Ferrari dos Santos Limadenissani.ferrari@baraodemaua.brAntônio José Ipólitoantonio.ipolito@baraodemaua.brAmadeu Pasqualim Netoamadeu.pasqualim@baraodemaua.br<p>Sabe-se que o canabidiol (CBD) tem sido utilizado em casos de epilepsia, visto que se trata de um distúrbio no cérebro causado por uma predisposição genética, como na SW (MATOS et al., 2017; GARCIA et al., 2020). O canabidiol é um dos componentes encontrados na Cannabis sativa, planta que vem sendo utilizada por suas propriedades medicinais desde 2700 a.C. como tratamento de dores, tuberculose, malária, epilepsia, entre outras. Atualmente, o produto é aprovado pela ANVISA em diversas administrações e são vendidos em farmácias com base em receitas médicas, embora ainda pouco encontrado no Brasil (BRASIL, 2019). Dessa forma, o objetivo do trabalho é relacionar o uso do óleo canabidiol com a Síndrome de West, com a finalidade de apresentar a sua importância no tratamento alternativo e diferencial em pacientes com quadros de crises epilépticas. </p>2024-07-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/804Uso de células CAR-T no tratamento de doenças onco-hematológicas2024-07-31T19:39:40+00:00Isabele Caroline Bianchiniu@i.comThayná Bianca Ferraz Colletio@o.brYasmin Gonçalvesy@n.brSilvia Zuchi Bailãot@t.brSoraya Duarte Varellasoraya.varella@baraodemaua.brMaria Júlia de Oliveira Santos Gualbertomaria.oliveira@baraodemaua.br<p>As doenças onco-hematológicas são distúrbios que impactam o sangue, a medula óssea e os órgãos linfáticos, resultando na proliferação anormal de células sanguíneas e na diminuição da produção de células saudáveis, incluindo condições como leucemia, linfoma, mieloma e anemia aplásica. A imunoterapia com células CAR-T pode ser considerada uma abordagem crucial para tratar essas patologias, envolvendo a modificação genética das células T do paciente para visar especificamente as células cancerígenas. Esta revisão bibliográfica integrativa, conduzida por meio de plataformas como PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (ScieELO, EBSCO, DynaMed), Google Acadêmico, artigos periódicos nacionais e internacionais, teses, dissertações, coleta de dados epidemiológicos e revisões, tem como objetivo esclarecer a função das células CAR-T e sua eficácia no organismo dos pacientes. A capacidade dessas células modificadas de reconhecer e atacar as células cancerígenas eleva o nível das taxas de resposta ao tratamento, apresentando uma perspectiva promissora para pacientes com doenças onco-hematológicas. Apesar de ser um tratamento recente com possíveis complicações, a imunoterapia com células CAR-T demonstra ser altamente eficaz no tratamento de indivíduos afetados por doenças onco-hematológicas. Este trabalho busca disseminar informações sobre essa terapia inovadora para a população, destacando seus benefícios, mesmo diante dos desafios que possam surgir.</p>2024-07-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/803Avaliação da eficácia da vacina Mastiplus Br® com dosagem modificada na redução da contagem de células somáticas em bovinos de leite: resultados preliminares2024-07-31T19:39:41+00:00Julia de Jesus Mognojjmogno@hotmail.comDaniela Junqueira de Queirozdaniela.junqueira@baraodemaua.brVictor Augusto Batista Vargasbatistavictor.agro@outlook.comMarina Canato Affonsomarina.affonso11@hotmail.comAlexandre Mari Paschoalamaripaschoal@gmail.comMaria Fernanda Rossatofeer.rossato@gmail.comAlaércio Borges Pires de Araújoalaerciobaraujo@hotmail.comInivaldo Corrêainivaldo@vitafort.com.br<p>O presente trabalho tem por objetivo avaliar a eficácia da vacina Mastiplus Br®, em dosagem modificada (maior que a descrita na bula) e menor número administrações, aplicada em bovinos de leite, no que tange a diminuição da CCS do leite. Foram utilizadas oito vacas de leite com mastite subclínica, divididas em dois grupos experimentais. Os animais do Grupo Testemunha receberam 10 ml de vacina, com intervalo de 14 dias entre elas (D0, D14, D28) e os animais do Grupo Controle receberam solução fisiológica. A vacina Mastiplus Br® foi capaz de reduzir a CCS de vacas de leite com mastite subclínica em 35,23% e, diante dos resultados promissores, estudo com maior número de animais será realizado.</p> <p>Palavras-chave: exame microbiológico, mastite subclínica.</p>2024-07-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educaçãohttps://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/776Perfil epidemiológico de gestantes de 35 a 49 anos, durante o período de 2010 a 2020, em Ribeirão Preto (SP)2024-07-31T19:39:41+00:00Maria Carolina Bot Bonfimcarolinaenf2003@hotmail.comTalita Thereza Ferraztalitaferraz@outlook.comIsabela Cristina Machado Fumesisabelafumes@hotmail.comLívia Carvalho GrisoliaLivia.carvalho@hotmail.comEloisa Jardim Gomeselogjardim@gmail.comDaniele Cristina Pereira dos Santosdanih.cristina@hotmail.comRafaela Lopesrafaelalopest22@gmail.comRodolfo Oliveira Alvesrodolfooalves@gmail.comMarcella Caixeta Tavaresmarcellacaxeta@hotmail.comJúlio Cesar Zayas Cansinojulio.czayass@hotmail.comNarima Caldanadranarima@gmail.comLicerio Miguellicerio.miguel@baraodemaua.br<p><strong>Resumo: </strong>Introdução: Nos últimos anos a gravidez tardia tem se configurado como um fenômeno mundial e, embora os índices de nascimento estejam decrescendo, a média da idade materna tem aumentado constantemente. Dessa forma, há maior risco materno e perinatal naquelas mulheres que engravidam tardiamente. Objetivo: analisar o perfil epidemiológico, e informações sobre o parto de gestantes, com faixa etária entre 35 a 49 anos, durante o período de 2010 a 2020, em Ribeirão Preto- (SP). Metodologia: Foi realizada coleta de dados no Datasus, por meio do Tabnet- SISVAN do perfil epidemiológico das gestantes de 35 a 49 anos e as informações sobre os partos destas durante o período de 2010 a 2020, em Ribeirão Preto-SP. Resultados: As gestantes analisadas, foram 16.030, e representam 17,53% do total de gestantes no mesmo período em Ribeirão Preto- SP. Em relação ao perfil de gestantes com idade entre 35 e 49 anos, 12.670 ( 79,03%) se consideravam brancas. Em relação ao estado civil, 9.738 ( 60,75%) eram casadas. Acerca do acompanhamento durante a gestação, 9.530 ( 59%) realizaram pré-natal de forma mais que adequada. Em relação à escolaridade, possuem 12 anos ou mais de estudos 7.512 gestantes (46,8%). Conclusão: A partir dos dados obtidos, conclui-se que houve um elevado índice de gravidez entre mulheres com idade entre 35 anos a 49 anos, de 2010 a 2020. A grande maioria das gestantes analisadas, 10.269 realizaram um pré-natal, intermediário, adequado, ou mais que adequado ( 64% do número total), favorecendo o bom desfecho da gravidez, para a mãe e bebê.</p> <p><strong>Palavras- chaves</strong></p> <p>Idade materna; gravidez de alto risco; nível educacional da mãe.</p>2024-07-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação